
O técnico Renato Paiva tinha razão: o cemitério do futebol está cheio de favoritos. Não foi só o Botafogo que chocou o mundo ao superar este Paris Saint-Germain — que havia vencido todas as suas competições na temporada. O Chelsea teve uma atuação impecável no primeiro tempo, ganhou por 3 a 0 e conquistou o título da primeira Copa do Mundo de Clubes.
Melhor da partida, o meia-atacante Cole Palmer marcou duas vezes, aos 21 e 29 minutos, em chutes praticamente iguais, e ainda deu a assistência para o belo gol de João Pedro, aos 42, ainda no primeiro tempo. O meia João Neves foi expulso por puxar o cabelo de Cucurella quase no fim do segundo tempo, e houve confusão após o apito final.
Dá para dizer que o Chelsea garantiu o título da Copa do Mundo no primeiro tempo. O time inglês teve excelente desempenho sem a bola e não deixou o Paris Saint-Germain jogar. Com ela, foi letal nos ataques. Em seis finalizações, três gols.
No segundo tempo, o Chelsea baixou as suas linhas e procurou ficar mais tempo com a bola nos pés. O PSG melhorou um pouco, mas seus principais nomes não brilharam, e não conseguiu fazer um gol sequer. Após o apito final, houve confusão generalizada entre jogadores e membros da comissão técnica. Inclusive do treinador Luis Enrique com o atacante João Pedro.
Cole Palmer foi o grande nome do Chelsea nesta temporada 2024/25. Em 52 jogos, marcou 18 gols e deu 13 assistências. Foi figura importante para o quarto lugar na Premier League, o título na Conference League e agora a conquista da Copa do Mundo de Clubes. Ele faturou o prêmio de melhor da final e da Copa do Mundo de Clubes.
João Pedro estava curtindo as férias no Brasil no fim de junho. Até que o Chelsea anunciou a sua contratação junto ao Brighton, por R$ 415 milhões. O atacante brasileiro chegou nos Estados Unidos e, em poucos dias, parece já ter justificado esse valor. Ele foi muito bem contra o Palmeiras, nas quartas de final, marcou duas vezes na semifinal contra o Fluminense e também balançou as redes na final contra o Paris Saint-Germain.
O Chelsea não era considerado um dos favoritos a terminar como o campeão desta Copa do Mundo de Clubes. Havia outros europeus na frente. Mas o time inglês cresceu de produção no mata-mata, goleou o Benfica, superou Palmeiras e Fluminense, e fechou a campanha com uma atuação de gala contra o PSG. Esse é o segundo título mundial do clube, que também foi campeão na edição de 2021 (no antigo modelo).