Portal Você Online

Exército Brasileiro vai implantar campus do IME em Manaus

Em Manaus, oconteceu, nesta segunda-feira (14), reunião entre o Gen Div Galdino, Comandante do Instituto Militar do Exército (IME), o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior e representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e de instituições universitárias federais e estaduais (UFAM, UEA, IFAM), para a implantação de um campus avançado IME na capital amazonense.

O encontro tratou das articulações para implantação do campus provisório e a proposta de implantação do campus Manaus, além do início das atividades do programa de mestrado, previstas para março de 2026.

Na ocasião, o General Galdino destacou que, além da oferta de cursos de mestrado, o plano de trabalho contempla a ampliação das atividades com a implementação de programas de doutorado voltados a militares e especialmente ao público civil. O Instituto Militar de Engenharia é considerado pelo Ministério da Educação uma das melhores instituições de ensino superior do país. Atualmente, o IME oferece formação em dez especialidades de engenharia e coordena o Sistema Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA), parte da instituição responsável por realizar todas essas tratativas em Manaus para continuidade da proposta de implantação do Campus IME Manaus.

Para a implantação do Campus Manaus, tende-se como proposta oferecer uma estrutura de ensino e pesquisa que articula projetos estratégicos em áreas como Inteligência Artificial para monitoramentos Transfronteiriços e Ambientais na Amazônia Legal através de Fontes Multimodais; Tecnologias Quânticas de 2ª fase de rede Hermes Quântica; Biotecnologia em prospecção e produção de novos fármacos a partir da biodiversidade amazônica; e Transição Energética de segurança e transição sustentável para localidades desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na Amazônia integrando energia solar, baterias e hidrogênio verde. Também presente, o Secretário Municipal de Administração Pública reforçou o compromisso da Prefeitura com o apoio logístico e estrutural necessário para o avanço da proposta.

O projeto do campus do IME em Manaus segue um modelo de escola empreendedora, onde os alunos participam diretamente de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é preparar pesquisadores para atuar em setores estratégicos da Defesa Nacional e da indústria de alta tecnologia, incluindo informática, eletrônica, telecomunicações, manutenção de equipamentos, arquitetura e engenharia, e transporte, entre outros.

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, a área de Defesa é uma das que mais geram empregos qualificados no país, superando outros setores em capacidade de inovação e geração de receitas. A proposta de instalação do campus do IME no coração da Amazônia fortalece esse cenário, conectando an expertise militar ao conhecimento acadêmico e à realidade regional.

Durante o encontro, o vice-prefeito de Manaus ressaltou a importância do projeto para o futuro da cidade. “Trata-se de um investimento intelectual de alto valor, que tem impacto direto na geração de conhecimento, de empregos e de oportunidades. Manaus só tem a ganhar com essa parceria”, pontuou Renato Júnior. Para o Comandante do IME, Gen Galdino, o centro de pesquisa terá vocação para a referência. “A proposta vai muito além da replicação dos cursos do IME. O IPEAM nasce com vocação para ser um centro de excelência em Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, contribuindo diretamente para o avanço tecnológico e científico da região”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *