
O presidente Lula escolheu Willamy Frota, ex-presidente da Amazonas Energia, para ocupar uma das diretorias da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Willamy Frota também já atuou como diretor da Eletronorte. Agora, ele foi indicado para assumir a vaga deixada por Hélvio Guerra, que saiu da Aneel em maio de 2024.
O nome do ex-presidente da Amazonas Energia foi acordado entre o governo federal e o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Até a decisão do Senado, o cargo segue ocupado interinamente por Ivo Sechi Nazareno, atual secretário de Leilões da agência.
Além de Frota, Lula também indicou Gentil Nogueira, atual secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, para outra vaga na diretoria da Aneel.
Com essas indicações, Lula busca reforçar o comando técnico das agências reguladoras, áreas estratégicas para os setores de energia, telecomunicações e transporte.
As indicações foram publicadas no Diário Oficial da União e serão avaliadas pelo Senado em agosto. As sabatinas no Senado devem ocorrer entre 11 e 15 de agosto. Antes, os indicados serão avaliados pelas comissões temáticas da Casa.