Portal Você Online

Agosto Lilás: terceiro estado brasileiro no ranking de violência contra as mulheres, Amazonas reforça ações

A UGPE entregou à Sejusc, por meio do Prosamin+, equipamentos e materiais de apoio para fortalecer políticas públicas de gênero, no estado.

O Amazonas é o terceiro estado com o maior número de casos de violência contra a mulher em 2024, segundo o novo boletim “Elas Vivem: um caminho de luta”, elaborado pela Rede de Observatórios da Segurança, divulgado em março deste ano. Além disso, o estudo revela que, entre os casos registrados, 84,2% das vítimas de violência sexual no Amazonas tinham entre 0 e 17 anos.

No mês de conscientização e combate à violência contra a mulher – Agosto Lilás – a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) entregou mais de 130 equipamentos eletrônicos e materiais de apoio à causa no estado para a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A entrega dos equipamentos foi nesta sexta-feira (1º), em cerimônia realizada no auditório da sede da Sejusc, na zona centro-sul de Manaus. A iniciativa faz parte do convênio firmado entre os dois órgãos, visando ao fortalecimento das ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, em 13 municípios da Região Metropolitana de Manaus (RMM).

Com investimento de R$ 2,4 milhões, os recursos fazem parte do componente de Gênero e Diversidade do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), executado pela UGPE, órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb). Trata-se de uma das inovações do projeto, para o fortalecimento das políticas públicas do Estado.

Os itens entregues incluem: 35 notebooks, 20 webcams, 8 equipamentos multifuncionais com impressora, copiadora, scanner e fax, 20 mouses para notebook. Além disso, 12 cabos HDMI, 6 data shows, 5 telas de projeção, 6 microfones sem fio duplo, 5 caixas amplificadoras, 6 pedestais para caixa acústica, 20 extensões elétricas, 8 apagadores de quadro branco e 48 marcadores para quadro, totalizando 273 itens.

A entrega dos materiais visa estruturar e qualificar os espaços de atendimento à mulher, tanto nas áreas urbanas quanto nas zonas rurais, fluviais e indígenas. Além disso, as entregas vão permitir a ampliação das ações itinerantes e garantir a realização de formações, campanhas educativas e atividades comunitárias com apoio de infraestrutura adequada.

A meta é atender 2.650 vítimas de violência em 26 ações e outras 6,2 mil com atividades educativas e de sensibilização. Nas ações de qualificação profissional, serão 1.040 mulheres capacitadas e 260 inseridas em cursos de inovação tecnológica.

Para garantir a autonomia econômica das mulheres, serão formalizadas 13 associações e promovidas 13 feiras para a comercialização de produtos e serviços frutos das capacitações. Na área de gestão participativa, foi realizado um fórum regional sobre o tema e ainda serão realizados outros dois encontros.

Cooperação

O Termo de Cooperação Técnica, assinado em agosto de 2023, entre UGPE e Sejusc, viabiliza ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher, nos municípios da Região Metropolitana de Manaus. O projeto é intitulado “Execução de Ações de Empoderamento e Autonomia para as Mulheres da Cidade, do Campo, da Floresta e das Águas”.

Entre as ações previstas no projeto consta, também, a criação de um Observatório de Gênero Estadual, instrumento que vai mapear e diagnosticar a violência contra as mulheres e o desenvolvimento socioeconômico desse público. Serão realizadas ações itinerantes com foco na prevenção e na qualificação profissional.

Com 2,7 milhões de habitantes, a Região Metropolitana comporta 60% da população do estado. É formada pelos municípios de Manaus, Iranduba, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Careiro, Manaquiri e Autazes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *