Portal Você Online

Brasil: manifestação contra Moraes e Lula reúne milhares de pessoas

Manifestantes se reuniram neste domingo (3) em diversas cidades pelo Brasil para atos contra Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), contra o presidente Lula (PT) e pela anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e outras pautas.

Na Avenida Paulista, os manifestantes se concentraram em frente ao Masp – Museu de Arte de São Paulo. O ato na Avenida Paulista foi organizado pelo pastor Silas Malafaia, que pediu um minuto de silêncio “por pessoas que não podem falar”.

No carro de som, de forma enérgica Malafaia sintetizava as críticas de quem estava ali presente: “Fora, Moraes. Fora, Lula”. Ele também também fez menção às tarifas impostas pelos EUA e à Lei Magnitsky, aplicada contra Moraes.

No palanque também estavam políticos como o deputado Nikolas Ferreira e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Jair Bolsonaro não compareceu devido à condenação à prisão domiciliar.

Além de São Paulo, Nikolas Ferreira liderou mais cedo a concentração em Belo Horizonte e falou diretamente sobre o ministro: “Alexandre de Moraes, você é um cara corajoso. Mas sem toga você é nada”, disse. 

Em tom irônico, afirmou ter tido um “dia magnitsky”, referência à lei usada pelo governo Donald Trump para sancionar Moraes, e defendeu que as prioridades do movimento sejam o “Fora Lula” e, em seguida, o impeachment do Alexandre de Moraes.

Nikolas também citou ações recentes de Lula, como a ida à Argentina para apoiar Cristina Kirchner, condenada por corrupção e o empréstimo de uma aeronave da Força Aérea Brasileira para transportar a ex-primeira-dama do Peru Nadine Heredia, para justificar a defesa de medidas internacionais contra autoridades brasileiras.

No Rio de Janeiro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) comandou o protesto na orla de Copacabana. 

Brasília teve passeata no Eixo de Lazer, enquanto Michelle Bolsonaro participou do ato em Belém, onde declarou nas redes sociais: 

“Que as manifestações de hoje reacendam o vigor brasileiro para recuperarmos nossa liberdade e acabar com o avanço da censura no Brasil”.

No interior paulista, cidades como São José do Rio Preto, Araçatuba e Bauru registraram mobilizações com faixas “Fora Lula”, bandeiras do Brasil, dos EUA e de Israel, além de críticas a Moraes. 

Em São José do Rio Preto, uma motociata com cerca de 100 motociclistas antecedeu o ato principal, que interditou parte da avenida Alberto Andaló por três horas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *