Portal Você Online

Vereador cobra diálogos com Águas de Manaus sobre esgoto

O vereador Raiff Matos (PL) está intermediando a abertura de diálogo entre os moradores do bairro Japiim 2, na Zona Sul, com representantes da concessionária Águas de Manaus para esclarecer dúvidas e queixas decorrentes da construção de uma infraestrutura de esgotamento sanitário no local. O vereador esteve no bairro e conversou com lideranças que relataram problemas com as obras diante do previsível aumento do custo no acesso a água encanada pelas famílias e também questionaram a ausência de maiores informações e esclarecimentos por parte da empresa. 

A visita do vereador ocorreu após denúncias sobre abordagem agressiva de funcionários terceirizados responsáveis pelas obras, ameaça de cobrança indevida e falta de comunicação com a comunidade. Para buscar soluções, o vereador articulou uma reunião entre representantes da concessionária e lideranças locais.

“Eu vim ao bairro porque a reclamação chegou direto até o meu gabinete. Moradores relatam que foram pegos de surpresa com a obra e com a forma desrespeitosa com que alguns trabalhadores trataram a população. Isso é inaceitável”, afirmou o vereador.

Raiff Matos organizou um encontro entre representantes da comunidade e técnicos da Águas de Manaus para esclarecer dúvidas, principalmente sobre as cobranças e o cronograma das obras no bairro. Segundo a concessionária, o novo sistema de esgotamento sanitário vai beneficiar mais de 9,6 mil pessoas, com a instalação de 17,6 mil metros de rede coletora e duas estações elevatórias, além da ligação com a Estação de Tratamento da Raiz, atualmente em construção.

“Não estamos aqui para impedir o avanço da infraestrutura, mas para garantir que isso aconteça com respeito à população e total transparência. É o mínimo que se espera”, destacou Raiff.

A cobrança da tarifa de esgoto em Manaus tem sido alvo de críticas há anos. A taxa correspondia a 100% do valor da conta de água, conforme decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mesmo quando o esgoto não passa por tratamento, desde que exista rede coletora disponível. Atualmente, o valor da taxa em alguns bairros tem sido de 75% sobre o custo referente ao consumo.

Durante a visita, o vereador também cobrou que ações como essa sejam precedidas por campanhas informativas porta a porta, como prometido pela própria Águas de Manaus. A articulação do vereador tenta reduzir o atrito entre a concessionária e os moradores, buscando um caminho de diálogo para garantir que o serviço essencial seja implantado sem gerar novos problemas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *