
Os alunos da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, localizada no bairro São José Operário, zona leste de Manaus, participam de dois dias de atividades do projeto Biblioteca Volante, tendo a oportunidade de mergulhar no universo dos contos literários por meio do ‘Encontro com o Escritor’. A ação integra o programa Mania de Ler, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
As atividades ocorrem nos dias 12 e 13 de agosto, com o objetivo de abrir espaço para que escritores amazonenses de literatura infantil divulguem suas obras ao público. Além disso, é uma oportunidade para promover momentos em que as crianças interagem e participam ativamente das histórias narradas.
Nesta edição do projeto, a escritora Eli Soares, conhecida como Bruxinha Lepap, participa do encontro com os alunos da rede pública. Autora das obras ‘Borboletinha, a cozinheira apaixonada’ e ‘A aventura do vento e o papel’, seus livros propõem uma conexão direta entre escritor e leitor, convidando a participar ativamente da construção da narrativa.
Segundo a autora, o Encontro com o Escritor, por meio das obras, contribui para a formação educacional dos estudantes, oferecendo uma leitura leve e estimulando a imaginação, além de potencializar a criatividade. Outra proposta presente em suas obras é a elaboração de origamis com os alunos, incentivando a criação de novas possibilidades e ideias.
“As histórias buscam valorizar aspectos da cultura regional, proporcionando uma leitura dinâmica, com diversos personagens que representam animais amazônicos. Além disso, o leitor tem a oportunidade de, de forma autodidata, desenvolver práticas com origamis, que contribuem para a concentração, memorização, criatividade, desenvolvimento da autoestima, socialização e afetividade”, explicou a escritora.
Para Oiana Couto, gerente administrativa do projeto, o Encontro com o Escritor possibilita aos alunos conhecerem pessoalmente um autor, além de aprenderem sobre os desafios, dificuldades e conquistas da profissão.
“É um momento em que a criança percebe que é possível fazer literatura dentro do seu próprio ambiente de convivência. O escritor deixa de ser uma figura distante e inatingível, por não pertencer ao seu tempo ou à sua região”, destacou.
Mania de Ler
A iniciativa da Biblioteca Volante conta com um acervo de mais de mil livros, abordando temas da literatura regional e nacional. O material é distribuído em duas unidades móveis voltadas especialmente ao público infantil, com o objetivo de estimular o hábito da leitura entre as crianças e seus acompanhantes.
O programa também inclui o MovCEU, um veículo adaptado com equipamentos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora, projetor e palco. O objetivo é levar experiências culturais diversificadas às populações com pouco acesso à cultura.