Portal Você Online

PREVBarco orienta aposentados do AM a contestar descontos indevidos; programação

A partir do dia 24 de agosto comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas do Amazonas, Pará, Amapá e Acre serão atendidas pelo PREVBarco, agência flutuante do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O INSS vai orientar aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos nos benefícios sobre adesão a acordos de ressarcimento.

No Amazonas, três embarcações estão prontas para navegar: Vovó Jandira II, Manaós II e Vovô Alarico. Cada barco conta com uma equipe de 10 servidores, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos, e atende em média de 150 a 200 pessoas por dia, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre os serviços oferecidos estão perícia médica e avaliação social, concessão de aposentadorias e pensões, salário-maternidade e benefícios assistenciais.

“O PrevBarco vai aonde ninguém mais chega e agora com um novo serviço para quem mais precisa. Muita gente nem sabe que teve desconto no benefício, e nós vamos fazer essa verificação na hora, por meio de uma busca ativa […] essas populações têm pouco ou nenhum acesso à internet, e muitas vezes o único meio de informação é o rádio”, disse o superintendente regional do INSS Norte/Centro-Oeste, Iracemo da Costa Coelho.

A agenda do PREVBarco para o segundo semestre de 2025 foi divulgada a prefeituras, Funai, CRAS, colônias de pescadores e sindicatos locais, abrangendo dezenas de municípios nos quatro estados atendidos.

“Tem gente que viaja por até 20 dias de canoa, enfrentando cachoeiras e dormindo na mata, para chegar até um PREVBarco. Isso mostra o quanto o serviço é essencial”, diz Iracemo da Costa Coelho.

Na última semana de agosto, o município de Bujaru–PA receberá a visita do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e do presidente do INSS, Gilberto Waller, que acompanharão de perto o início desta nova etapa do PREVBarco.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *