
O Amazonas foi o estado brasileiro onde a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, registrou o maior crescimento nas vendas de novas unidades habitacionais dentre todos os estados em que a empresa atua.
No período comparado, as vendas no estado passaram de 1.062 unidades em 2024 para 1.427 unidades em 2025, um acréscimo de 365 unidades — equivalente a um crescimento de 34,4 % — enquanto os lançamentos saltaram de 1.360 para 2.720 unidades, crescimento de 100 %. Trata-se de um desempenho notável diante das demais unidades da MRV no país.
A implantação de políticas públicas estaduais e federais atuaram como suporte fundamental para esse ritmo acelerado de oferta e comercialização de empreendimentos no estado.
No campo público, o programa estadual Amazonas Meu Lar tem ampliado subsídios, facilidades de entrada e feirões com incentivos para viabilizar a compra da casa própria.
Ao mesmo tempo, o programa federal Minha Casa, Minha Vida mantém entregas e recursos destinados à faixa popular, apoiando empreendimentos da MRV em Manaus.
Na ótica da própria MRV, o gestor comercial da empresa no Amazonas, Victor Lopes, destaca que a combinação entre melhores condições de financiamento, maior oferta de produtos e os programas habitacionais estaduais e federais criou um ambiente propício para a expansão das vendas.
“A MRV intensificou seus lançamentos para atender à crescente procura, ajustando os empreendimentos ao perfil socioeconômico da população da região. Prova disso, é que atualmente contamos com novos empreendimentos em diferentes zonas da capital amazonense”, afirmou.
O resultado observado — aumento expressivo nas vendas e duplicação nos lançamentos em apenas um ano — reforça a importância da cooperação entre políticas públicas e iniciativa privada na redução do déficit habitacional.