Evento reunirá representantes acadêmicos e científicos para entregar propostas da Amazônia à presidência da COP30.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sediará, nos dias 19 e 20 de agosto, o encontro preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada no fim do ano em Belém (PA).
O objetivo do evento é entregar ao presidente da conferência no Brasil, embaixador André Aranha Corrêa Lago, um documento com contribuições da comunidade acadêmica e científica da Amazônia para as metas climáticas nacionais.
Realizado em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o encontro ocorrerá no setor sul do campus sede da Ufam, em Manaus.
A iniciativa reúne instituições de ensino superior, pesquisa e inovação que atuam na Amazônia, buscando alinhar ciência, tecnologia e saberes tradicionais às estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), adaptação e mitigação climática.
As propostas seguem os eixos definidos na COP30 para o período 2025-2035, incluindo:
- Transição energética
- Gestão sustentável de florestas e biodiversidade
- Transformação da agricultura e sistemas alimentares
- Resiliência urbana e infraestrutura
- Desenvolvimento humano e social
- Financiamento e capacitação (objetivos transversais)
Segundo o professor André Mendonça, diretor do Centro de Ciências do Ambiente da Ufam, levantamento recente identificou maior concentração de projetos nos eixos de gestão sustentável de florestas, resiliência urbana e promoção do desenvolvimento humano.
“Apenas o levantamento voluntário de projetos com a comunidade acadêmica identificou ações em todos os 30 objetivos da COP30”, destacou o professor.
A organização envolve também o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, Andifes/Norte, Conif/Norte, Embrapa, Instituto Evandro Chagas, Museu Paraense Emílio Goeldi, Rede de Universidades Estaduais da Amazônia Legal e universidades federais do Amazonas e do Pará.