
Cléber Xavier não é mais técnico do Santos. Com apenas cinco vitórias em 15 jogos, numa campanha de muitos altos e baixos, o treinador já vinha pressionado há semanas, mas a gota d’água foi a goleada de 6 a 0 sofrida contra o Vasco, no Morumbis, para 51 mil santistas que estavam presentes. Nas outras dez partidas, o treinador teve apenas quatro empates e seis derrotas, um aproveitamento de 42%.
Com 14 demissões em 20 rodadas, o Brasileirão 2025 registra a impressionante marca de um técnico caindo a cada 1,4 rodada.
A exigência da elite do futebol nacional é tanta que o número representa praticamente um treinador demitido por rodada e meia. A grande maioria das trocas se deu na parte de baixo da tabela. O Santos, inclusive, vai para o seu terceiro treinador na atual temporada.
Assim como o Santos, que já demitiu dois treinadores na atual edição do Campeonato Brasileiro, Sport e Juventude também desligaram dois profissionais. Do lado pernambucano, Pepa e António Oliveira perderam seus empregos. Já do lado gaúcho, os técnicos que cortados foram Fábio Matias e Cláudio Tencati.
Os demais times que demitiram seus técnicos são: Fortaleza, Vitória, Botafogo, São Paulo, Vasco, Corinthians, Grêmio e Fluminense.
Os únicos times que seguem com os mesmos profissionais que começaram o Brasileirão são: Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras, Bahia, Mirassol, RB Bragantino, Ceará, Atlético-MG e Internacional.
Relembre todos os técnicos demitidos no Brasileirão 2025
Cléber Xavier – Santos (20ª rodada)
Cláudio Tencati – Juventude (17ª rodada)
Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza (16ª rodada)
Thiago Carpini – Vitória (13ª rodada)
Renato Paiva – Botafogo (12ª rodada)
Luis Zubeldía – São Paulo (12ª rodada)
António Oliveira – Sport (9ª rodada)
Fábio Matias – Juventude (9ª rodada)
Pepa – Sport (7ª rodada)
Fábio Carille – Vasco (6ª rodada)
Ramón Díaz – Corinthians (4ª rodada)
Gustavo Quinteros – Grêmio (4ª rodada)
Pedro Caixinha – Santos (3ª rodada)
Mano Menezes – Fluminense (1ª rodada)
Enquanto o Santos busca um novo treinador para o lugar de Cléber Xavier, o Brasileirão 2025 segue no próximo final de semana, com jogos no sábado (23), domingo (24) e segunda-feira (25). E pelo que tudo indica, a máquina de moer técnicos seguirá também funcionando. Resta saber quem será a próxima vítima.