Portal Você Online

Operação Smoke II: PF mira grupo que se apossa de terras amazonenses para criar gado

Seis mandados de busca e apreensão, 01 mandado de prisão preventiva e ordens judiciais de sequestro de bens e valores que ultrapassam R$ 70 milhões, todos expedidos pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas.

Veículos apreendidos durante operação realizada hoje em Manaus

A Polícia Federal cumpre um mandado de prisão preventiva, seis de busca e apreensão, e sequestro de bens no valor de R$ 70 milhões de investigados por grilagem de terras públicas em Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus) e falsificação de documentos. A Operação Smoke II ocorre nesta sexta-feira

Os mandados foram expedidos pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas.

Associação especializada em grilagem, desmatamentos, queimadas e falsificações em terras públicas federais.

Segundo a PF, a investigação identificou que o grupo criminoso, de forma estruturada e reiterada, promoveu o desmatamento de mais de 900 hectares de floresta nativa e queimadas ilegais para limpeza de áreas destinadas à exploração pecuária clandestina.

Paralelamente, o grupo atuava por meio de falsificação de documentos, inserção de informações falsas em sistemas oficiais, uso de ‘laranjas’ e contratos simulados com o objetivo de blindar os verdadeiros responsáveis, legitimar de forma fraudulenta a posse e dar aparência de regularidade à grilagem de terras públicas federais.

De acordo com a PF, os investigados financiaram o desmatamento, arrendaram ilegalmente as áreas embargadas, introduziram rebanhos bovinos e construíram falsas cadeias documentais para se esquivar das penalidades administrativas e criminais.

A PF informou que o grupo criminoso tem atuação sofisticada e continuada ao longo dos anos, voltada a explorar economicamente a Amazônia em prejuízo da União e da sociedade.

Foram apreendidos veículos de luxo, documentos, computadores e um quadriciclo.

No mês passado o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas ( Ipaam)  identificou um esquema de criação ilegal de gado dentro da Floresta Estadual de Tapauá (a 449 quilômetros de Manaus).

Foram descobertas ao menos mil cabeças de gado em área desmatada nas proximidades do km 150 da BR-319 (Manaus-Porto Velho/RO), uma zona de amortecimento da Unidade de Conservação. O gado foi localizado na quinta etapa da Operação Tamoiotatá de combate ao desmatamento ilegal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *