
O Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR) de 2025 apontou Manaus na 3.885ª posição entre 5.570 municípios brasileiros, com pontuação geral de 47,21 pontos, enquadrada no nível considerado “baixo” (40 a 49,99). O levantamento mede o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
O ranking é produzido pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN Brasil), em parceria com o Programa Cidades Sustentáveis. A avaliação inclui indicadores sociais, ambientais e econômicos. No caso de Manaus, os resultados evidenciam dificuldades em avançar no cumprimento das metas da Agenda 2030.
Região Norte
Todas permanecem entre os níveis “baixo” e “médio baixo”, o que demonstra os desafios da região para alcançar melhores índices de sustentabilidade.
Contexto nacional
O IDSC-BR foi criado para adaptar ao Brasil a metodologia internacional da ONU, permitindo avaliar os municípios de acordo com os ODS. O índice é atualizado anualmente e serve como ferramenta de monitoramento para gestores públicos e sociedade civil.
Na liderança nacional, o município de Uru (SP) ocupa a 1ª posição, com 66,83 pontos, seguido por São Caetano do Sul (SP), com 65,67, e Cruzália (SP), com 65,62. Essas cidades figuram entre os níveis mais altos de desempenho, segundo a metodologia do índice, que avalia o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Os dados, apresentados anualmente, oferecem diagnóstico sobre a sustentabilidade municipal em áreas sociais, econômicas e ambientais, além de indicar os desafios do país para alcançar a Agenda 2030.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
- Erradicação da pobreza
- Fome zero e agricultura sustentável
- Saúde e bem-estar
- Educação de qualidade
- Igualdade de gênero
- Água potável e saneamento
- Energia acessível e limpa
- Trabalho decente e crescimento econômico
- Indústria, inovação e infraestrutura
- Redução das desigualdades
- Cidades e comunidades sustentáveis
- Consumo e produção responsáveis
- Ação contra a mudança global do clima
- Vida na água
- Vida terrestre
- Paz, justiça e instituições eficazes
- Parcerias e meios de implementação
Confira o ranking aqui.


