
O tradicional desfile civico-militar de 7 de setembro marcou a celebração pelos 203 anos da Independência do Brasil, na manhã deste domingo (7), no Sambódromo de Manaus. Um bom público compareceu para prestiar a presença de mais de 3 mil militares na passarela do samba.
A programação teve início com o hasteamento das bandeiras e a apresentação da Banda da Marinha do Brasil, que abriu oficialmente o evento. Em seguida, o público acompanhou o desfile das bandeiras históricas e dos estados da federação, além da participação de instituições civis e militares.
Entre os grupos que se apresentaram estiveram representantes da Maçonaria, escoteiros, o grupo Sussuarana e bombeiros mirins. Também participaram alunos e professores das escolas cívico-militares de Manaus, que integraram os pelotões formados no sambódromo.
As Forças de Segurança do Amazonas marcaram presença, assim como membros das Forças Armadas do Brasil. O desfile contou ainda com a Marinha do Brasil, incluindo fuzileiros navais e a participação de militares da Colômbia e do Peru, reforçando a integração entre países vizinhos.
As Forças de Segurança do Amazonas desfilaram com 1.500 militares. O secretário de Estado da Casa Militar, Fabiano Bó, representou o governador Wilson Lima.

O Desfile Cívico Militar contou com um efetivo de 2,5 mil militares do Exército Brasileiro (EB), 1.076 da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), 400 da Marinha do Brasil, 350 da Força Aérea Brasileira (FAB) e 512 do Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Junto com toda a família, a Rebeca Camilly, de 23 anos, fez questão de comemorar os 203 anos da Independência do Brasil assistindo ao desfile no Sambódromo com toda a família.
“Já é a segunda vez que eu venho para o desfile. E vim prestigiar porque eu amei da primeira vez. É tudo muito bonito, com uma apresentação que emociona muito quem assiste”, declarou a amazonense Rebeca Camilly.