Portal Você Online

Manaus terá reforço de 500 policiais e expansão do ‘Paredão’

Em coletiva realizada nesta terça-feira (16), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou o envio de 500 policiais militares às ruas a partir de novembro e a ampliação do Sistema Paredão, voltado ao monitoramento de veículos e pessoas na capital.

Segundo Lima, os novos agentes fazem parte do grupo de aprovados no concurso da Polícia Militar e estão em fase final de formação. A previsão é que o efetivo comece a atuar em Manaus ainda este ano.

“Estamos preparando esse contingente para garantir mais tranquilidade à população, especialmente no período de fim de ano”, afirmou o governador.

Implantado em 2021, o Sistema Paredão possui atualmente 650 câmeras de leitura de placas distribuídas em pontos da cidade, incluindo principais vias e saídas. Além disso, mais de 400 câmeras foram instaladas em viaturas policiais nos meses de julho e agosto, permitindo o monitoramento móvel.

O sistema funciona de forma integrada ao número de emergência 190 e ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP). Quando identifica veículos clonados, roubados ou envolvidos em crimes, envia alerta em tempo real às equipes, que acionam o protocolo de abordagem.

Lima também informou sobre a instalação de totens de reconhecimento facial, com 172 unidades já em operação e previsão de ultrapassar 250 câmeras. Os equipamentos estão sendo posicionados em áreas de grande circulação, como o centro comercial, Manoa e Fuxico.

Em parceria com o setor privado, estabelecimentos como farmácias e shoppings poderão integrar seus sistemas de câmeras ao Paredão, incluindo leitores de placas em cancelas e entradas. A integração ocorrerá sem custos adicionais para os comerciantes.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *