
Durante a disputa do Mundial de Vôlei nas Filipinas, o técnico da Seleção Brasileira, Bernardinho, recebeu a notícia do falecimento de sua mãe, Maria Ângela Rezende, aos 90 anos, nesta quarta-feira (17).
O fato ocorreu durante a partida contra a Sérvia, e o técnico não conseguiu esconder a emoção. Antes do início do jogo contra a Sérvia, Bernardinho foi filmado chorando na quadra de Manila. Durante a execução dos hinos, os jogadores da seleção usaram tarjas pretas como forma de prestar homenagem a Maria Rezende.
As imagens, exibidas durante as transmissões do evento em canal fechado, mostraram o técnico visivelmente abatido após receber a notícia. Apesar da dor, ele decidiu seguir à frente e comandar a equipe na partida, que terminou com a derrota do Brasil por 3 sets a 0.
Nas redes sociais, Bernardinho publicou uma homenagem emocionada à sua mãe, lamentando a impossibilidade de se despedir pessoalmente devido à distância, já que estava acompanhando o time no torneio. “Muito triste por estar longe e não poder me despedir de você, mãe. Descanse em paz, te amo, mãe”, escreveu.
O filho de Bernardinho, Bruninho, também prestou sua homenagem a Maria Rezende nas redes sociais. Ele destacou que a avó viveu quase 91 anos com muita alegria, leveza e amor, tanto para a família quanto para os amigos. “Que privilégio ter tido a maior riqueza que nós podemos ter nas nossas vidas ao teu lado: o TEMPO”, afirmou Bruninho.
Atualmente com 66 anos, Bernardinho está em sua 18ª temporada como técnico da Seleção Brasileira de Vôlei. Ele assumiu o cargo em 2001, deixou a função em 2016 e retornou ao comando da equipe em 2023, após a saída de Renan Dal Zotto.
O jogo
Na terceira e última rodada da fase de grupos do Mundial de Vôlei, o Brasil foi derrotado pela Sérvia por 3 a 0, com parciais de 25/22, 25/20 e 25/22. Com o revés, a seleção brasileira caiu para o segundo lugar da chave e poderá perder a vaga para a República Tcheca, que enfrenta a China — já eliminada — às 10h desta quinta-feira, 18.


