Cerca de 3 mil pessoas foram retiradas de uma área localizada na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus.

Uma operação de reintegração de posse retirou cerca de 3 mil pessoas de uma área localizada na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, zona Leste de Manaus, nesta quinta-feira (18).
O terreno, próximo à fábrica Effa Motors – empresa atingida por incêndio -, é de propriedade da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e é considerado restrito.
A ação, iniciada por volta das 8h, contou com a presença de diversas viaturas da Polícia Militar, ROCAM, Batalhão Ambiental e retroescavadeiras, que foram utilizadas para desobstruir o local e remover bens materiais.
Movimentação e Reações dos Moradores
Vídeos registrados por moradores e divulgados nas redes sociais mostram o momento de tensão. Em um dos vídeos, é possível ouvir uma moradora dizendo: “A gente não tem pra onde ir”, enquanto outras pessoas expressaram seu desespero ao tentar explicar a situação.
Muitos se recusaram a deixar o local e exigiram “moradia digna”, como indicavam as placas exibidas durante o protesto.
Durante a operação, retroescavadeiras estavam sendo usadas para remover construções irregulares e desobstruir a área. “Não tem como tirar nossas coisas”, desabafou uma das moradoras.
A reintegração de posse gerou uma série de questionamentos sobre a falta de alternativas habitacionais para os moradores que, em sua maioria, alegam não ter para onde ir.
O Contexto da Ocupação e a Reação das Autoridades
A área ocupada pelos moradores é classificada como uma zona verde, e, segundo testemunhas, foi invadida com o tempo por famílias em busca de um lugar para viver, já que o terreno não é destinado à construção de moradias, mas sim à expansão das atividades industriais.
“Invadiram uma parte da área e agora estão retirando eles. É uma área verde”, explicou uma testemunha que acompanhava a operação.
Até o momento, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Militar do Amazonas não se manifestaram sobre a operação de reintegração de posse.


