
Dados do Ministério da Saúde indicam que 47.192 pessoas esperam por transplante no Brasil. A maior demanda é por transplante de Rim. Aguardam na fila 43.794 indivíduos. Na sequência aparece o transplante de fígado com 2.304 pessoas.
Atualmente, o Amazonas realiza transplante de rim e córnea. A previsão é que este serviço seja ampliando ainda este ano.
De acordo com a secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud, neste mês de setembro o Hospital e Pronto-Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz deve receber a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplante (CGSNT) do Ministério da Saúde, que fará a vistoria final, último passo antes da publicação da portaria para o início do procedimento de transplante de fígado.
Recentemente, uma reunião estratégica foi realizada para tratar da implantação do Programa de Transplante de Fígado no Amazonas. A reunião foi para detalhar os ajustes finais para início do serviço, entre as áreas técnicas envolvidas no processo de habilitação da unidade junto ao Ministério da Saúde (MS).
O encontro checou os fluxos internos e também a organização da rede de saúde, garantindo condições seguras e eficazes para a realização dos transplantes. Foram revisados detalhes como os estoques de hemocomponentes e hemoderivados, o fortalecimento da captação de doadores e a pactuação de fluxos entre os hospitais da rede pública.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2024, o Brasil bateu recorde histórico de transplantes realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 30 mil procedimentos, um crescimento de 18% em relação a 2022. Os dados são do Ministério da Saúde.