Portal Você Online

Projeto Mais Vida promove caminhada na Ponte Rio Negro

“Todos pela Vida!”, era o lema entoado por um grupo de 80 participantes do Projeto Mais Vida, que estive, nesta quinta-feira (25), em uma caminhada sobre a Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro, que liga Manaus ao município de Iranduba, como parte das ações da campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida.

O grupo é formado por alunos das turmas do Projeto Mais Vida, do Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, situado na Cidade Nova, zona Norte. Após a caminhada, os participantes soltaram balões amarelos com intuito de sensibilizar a população para os cuidados com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

O grupo também recebeu uma palestra sobre o tema visando estimular o diálogo sobre suas emoções, sentimentos e o apoio a pessoas em sofrimento.

A coordenadora do Mais Vida no Centro de Convivência Padre Pedro, Ádria Amaral, afirma que pela terceira vez, o projeto abraça a campanha, indo à ponte Rio Negro. “O nosso objetivo é mostrar que a vida é valiosa e que nenhum problema é maior do que a própria vida. Muitas pessoas utilizam este local para desistir de viver. Mas se alguém precisar de ajuda, pode procurar o Centro de Convivência mais próximo, para um apoio psicossocial “, afirmou.

O educador físico Wanderlilson de Lima, do Projeto Mais Vida, explica que os participantes da campanha são oriundos de atividades no centro, seja de funcional, pilates, musculação, hidroginástica e ritmos, com idades que variam dos 20 aos 80 anos. “Além das atividades físicas, os centros de convivência propiciam aos frequentadores essa convivência entre pessoas com idades variadas, convivendo juntos em uma só causa, que no caso do Setembro Amarelo, remete ao valor da vida, o bem mais precioso”, sintetiza

Vidas mudadas

Uma das mais entusiasmadas na caminhada, a aposentada Francisca Lemos Rodrigues, 81 anos, disse ter sido maravilhoso poder participar da caminhada e soltar o balão em prol da vida. Há nove meses, a idosa participa do projeto, fazendo atividade de musculação.“No projeto, além dos exercícios físicos, ganhei novas amizades, já participei de várias campanhas, tenho lazer. Tudo isso mudou minha vida para melhor”, garante.

A aposentada Sheila Azevedo, 67 anos, também encontrou no projeto uma saída para a tristeza que sentia. Ao se aposentar, ela afirma que a situação piorou, sendo indicada a participar das atividades do CECF Padre Pedro, onde já participou de dança, pilates e atualmente faz funcional. “O projeto me deu novo ânimo; lá relaxo, ganhei amigos, além de fugir da rotina de casa”, disse a idosa, ressaltando que “na maioria das vezes às pessoas não querem tirar sua vida, mas se livrar do problema que as aflige”.

Projeto Mais Vida

O Projeto Mais Vida foi criado em 2022, pelo Governo do Amazonas, para fortalecer o trabalho da Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), nos sete Centros de Convivência da Família e Idoso (Ceci), em várias zonas periféricas de Manaus.

O programa funciona como reforço aos serviços oferecidos à população que frequenta os aparelhos sociais, participando diariamente das inúmeras atividades oferecidas, seja na reabilitação e educação física, com sessões de fisioterapia; combate ao sedentarismo por meio dos exercícios físicos e lazer, tanto internamente, como nas atividades externas; além de atividades culturais.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *