Comunidades vão receber energia elétrica por fonte solar e térmica a diesel, esse último tipo de fornecimento é alvo de críticas.

Nesta sexta-feira (26), o leilão de energia promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) garantiu redução da tarifa de energia elétrica para consumidores de áreas isoladas nos estados do Pará e Amazonas.
O leilão foi avaliado como um sucesso pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram contratados 50 megawatts (MW) para fornecimento de energia elétrica a cidades no Amazonas e no Pará que não estão conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
O prazo para início de funcionamento dos empreendimentos nos dois lotes é 20 de dezembro de 2027.
Após uma competitividade que superou as expectativas da ANEEL, o certame foi encerrado com um dos lotes, o Lote 3, alcançando 46,89% de deságio na licitação.
O deságio significa um desconto, em relação ao valor-teto do leilão, na remuneração que os consumidores deverão pagar na tarifa para que os vencedores construam os empreendimentos e gerem a energia durante a vigência do contrato.
Lote cancelado
Não foi apregoado durante o leilão o Lote 2 previsto no edital, que atenderia às localidades de Anamã, Anori, Caapiranga, Codajás e Coari, no Amazonas. A decisão atende a pedido do Ministério de Minas e Energia (MME). Os demais lotes do leilão seguem inalterados, para garantir o suprimento eletroenergético essencial às regiões isoladas.