Ação inédita para incentivar a doação de órgãos e reverter recusa de 45% das famílias em todo o país. No Amazonas, mais de 200 pessoas já optaram pela autorização eletrônica de doação de órgãos.

Em apoio ao Dia Nacional de Sensibilização sobre a Doação de Órgãos, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza uma mobilização na faixa liberada da Ponta Negra, a partir das 7h deste domingo (28).
Com o tema “Doe Órgãos, Doe Vida!”, a iniciativa, que tem à frente o Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância do gesto, uma esperança para milhares de pessoas que aguardam por um transplante.
Além da participação das equipes da SES-AM, do Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) vai trabalhar a prevenção às hepatites virais. Serão oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, distribuição de autotestes e orientações gerais de cuidados com a saúde. O evento também conta com o apoio da Opy Health, parceira na gestão do hospital.
Transplantes
O Hospital Delphina Aziz é referência em transplantes renais, procedimento que realiza desde 2023. Nesse período, foram realizados 213 transplantes.
A média anual triplicou em comparação a 2022, quando o procedimento só podia ser realizado na rede pública por meio do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), com o paciente sendo encaminhado para outro estado.
No Amazonas, também é realizado o Transplante de Córnea, em clínicas conveniadas com a SES-AM.
Em breve, o hospital Delphina Aziz deve iniciar transplantes de fígado. A medida depende apenas da publicação da portaria de habilitação pelo Ministério da Saúde.
Sistema Nacional de Transplantes

Neste sábado (27) o Brasil celebrou o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data instituída pelo Ministério da Saúde para conscientizar a população sobre a importância desse gesto de solidariedade que pode salvar vidas. De acordo com o órgão foram realizados mais de 30 mil transplantes em 2024, números que tendem a crescer com o apoio da tecnologia notarial.
Desde abril de 2024, os cidadãos podem manifestar e formalizar sua vontade de doar órgãos de forma simples, gratuita e 100% digital, por meio da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). Lançada pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Saúde, a AEDO já soma 237 solicitações emitidas em todo o Amazonas, fortalecendo a política pública de transplantes no Brasil.
De acordo com o Ministério da Saúde, os transplantes mais realizados em 2024 foram o de rim (6.320 transplantes) e o de fígado (2.454), entre os sólidos, e o de córnea (17.107) e o de medula óssea (3.743) entre os líquidos.
Como funciona a AEDO
O processo é totalmente digital, realizado por meio da plataforma e-Notariado. O interessado acessa o site www.aedo.org.br, solicita gratuitamente um Certificado Digital Notarizado, realiza videoconferência com um tabelião de notas e assina eletronicamente o documento, escolhendo quais órgãos deseja doar.
A AEDO passa a integrar automaticamente a Central Nacional de Doadores de Órgãos, podendo ser consultada por profissionais de saúde credenciados no Sistema Nacional de Transplantes. O documento pode ser revogado a qualquer momento pelo cidadão.
Com mais de 42 mil pessoas na fila por um transplante no Brasil, a AEDO representa um instrumento poderoso de conscientização e engajamento. A data de 27 de setembro reforça essa mobilização nacional e destaca que a decisão de doar pode transformar vidas e oferecer esperança a milhares de famílias.
Sobre o CNB/AM
O Colégio Notarial do Brasil – Seção Amazonas (CNB/AM) é a entidade de classe que representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado do Amazonas. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL).