
O ex-presidiário Julio César Santos das Chagas, de 34 anos, foi excutado com cinco tiros dentro do Shopping Ponta Negra, na Avenida Coronel Teixeira, na zona Oeste de Manaus, por volta das 21h20, desta quarta-feira (1).
A vítima tinha passagem pela polícia e cumpriu pena na Presídio do Puraquequara, em 2019, por tráfico de drogas. Ele foi atingido ainda no estacionamento frontal do shopping por dois homens que estavam em uma motocicleta e procurou refúgio correndo para dentro do centro de compras, que ontem à noite fazia o primeiro desfile de modas do Fashion Summer 2026, no mezanino de um restauranten e estava lotado.
O estampido dos tiros causou pânico dos frequentadores do shopping e foi ouvido na vizinhança. Moradores de um condomínio acompanharam a movimentação da polícia e da ambulância do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que socorreu e transportou a vítima para o SPA Joventina Dias, na Compensa, próximo a Ponte Rio Negro.
“Foram pelo menos cinco tiros e depois os gritos”, disse um morador do condomínio ao lado do shoppping, que fica em frente ao Comando Militar da Amazônia (CMA). Alguns vídeos foram gravados e psotados em grupos de WhatsApp – assista no fim da reportagem.
O Secretário de Segurança do Estado, coronel Vinícius Almeida, por meio das redes sociais, acionou a Polícia Militar e a Polícia Civil. “Estamos acompanhando o caso do cidadão que foi alvejado com tiro de arma de fogo em shopping da zona Oeste”.

A direção do shopping divulgou uma nota sobre o ocorrido: “o shopping informa que se tratou de um fato de caráter isolado, e que está colaborando com as autoridades competentes. Reforça ainda o seu compromisso com a segurança e bem-estar dos seus frequentadores”.
O Ponta Negra encerrou as atividades antes do horário normal e reforçou a segurança. Técnicos da Polícia Científica estiveram no local e recolheram as cápsulas da munição usada pelos atiradores no homicídio.
O delegado Ivo Martins ficará responsável pelas investigações. Segundo ele serão apuradas todas as informações sobre as ligações da vítima com o tráfico de drogas para solucionar os motivos do crime.