Anúncio foi comemorado pelo governador Wilson Lima e pelo prefeito David Almeida em suas redes sociais.

A Honda anunciou nessa quinta-feira (2) que investirá R$ 1,6 bilhão na produção de motocicletas, cuja fábrica está localizada na Zona Franca de Manaus (ZFM), até 2029.
Segundo o CEO da empresa na América do Sul, Arata Ichinose, o investimento levará a um aumento na produção de motocicletas para 1,6 milhão ao ano, com expectativa de gerar 350 empregos diretos.
“A Honda acredita no Brasil e segue comprometida com o desenvolvimento local. Ao longo de 49 anos de produção em Manaus, conquistamos a confiança dos brasileiros com produtos de alta qualidade que apoiam a mobilidade de milhões de pessoas todos os dias”, disse.
Segundo Ichinose, esse novo ciclo de investimentos reforça a confiança da empresa no país e no ambiente de negócios local, servindo para atender à crescente demanda pelos produtos.
O anúncio ocorreu durante a convenção anual da empresa no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Nas redes sociais, o governador Wilson Lima (União) comemorou os investimentos na fábrica localizada na capital amazonense.
“A Honda vai investir R$ 1,6 bi na produção de motocicletas até 2029. Isso marca um novo ciclo da fábrica em Manaus, que completa 50 anos [de presença no polo industrial] em 2026”, disse.
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), também se manifestou positivamente com o anúncio, afirmando ser “motivo de orgulho para Manaus contar com empresas como a Honda, que há décadas impulsionam o nosso Polo Industrial e contribuem decisivamente para a geração de empregos e fortalecimento da economia local”.
Além disso, a fabricante japonesa também anunciou que sete novas motos chegaram às concessionárias brasileiras nos próximos meses. Três dos modelos – NC750X, CB750 Hornet e XL750 Transalp – chegam ainda em 2025, enquanto os demais estão previstos para entrar no mercado a partir do primeiro semestre de 2026.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, afirmou para a reportagem que o investimento da Honda reflete a eficiência do Polo Industrial de Manaus (PIM), da “política acertada do governo do presidente Lula (PT) para a nossa Zona Franca de Manaus e da segurança jurídica que a reforma tributária nos deu, fruto do esforço da nossa bancada federal”.
“Esse investimento e a quantidade grande de projetos que nós temos analisado durante esse ano são o retrato da pujança e da potência que é, atualmente, a Zona Franca de Manaus”, concluiu.


