
A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) emitiu nota informando que não há casos ou óbitos por intoxicação por metanol no estado, mas o recente caso de bebidas adulteradas com metanol em São Paulo acendeu um alerta para bares e restaurantes locais, que já sentem os efeitos da desconfiança dos clientes.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel-AM) tem reforçado orientações para estabelecimentos sobre atenção redobrada na aquisição de bebidas, mas também pede que o público continue frequentando seus locais de confiança.
“Bebidas com preços muito baixos, rótulos que estão tortos ou com impressão inadequada. Todos esses sinais podem ser indicativos de adulteração nas bebidas” destaca Zamperlini.
A associação vem oferecendo treinamentos presenciais e online pela plataforma Zoom, em parceria com a Associação Brasileira de Bebidas e a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas, para alertar funcionários e profissionais do setor a identificar fraudes e prevenir casos.
“Nós enfatizamos o papel que cada pessoa tem para evitar que esse tipo de situação se repita e ensinamos como identificar sinais que podem evidenciar adulteração nas diversas bebidas existentes no mercado”, destacou Zamperlini.
Confiança nos estabelecimentos
Enquanto realiza esse trabalho junto aos estabelecimentos, a Abrasel também orienta o público a manter atenção ao consumir bebidas, mas pede o voto de confiança para que clientes não deixem de frequentar bares e restaurantes que considerem confiáveis.
“Pedimos a toda a sociedade que mantenha a sua atenção, mas que também não deixe de frequentar os estabelecimentos em que deposita confiança, e, mais importante ainda, que estes locais mostrem realmente o seu comprometimento com a ética e a compra adequada de bebidas”, afirmou o conselheiro.
A entidade reforça seu compromisso em fortalecer a segurança do setor e garantir que consumidores e estabelecimentos possam atuar com responsabilidade e confiança.