
Reféns mantidos em cativeiro pelos terroristas do Hamas na Faixa de Gaza foram libertados na madrugada desta segunda-feira (13), manhã no horário local, após 738 dias. A libertação ocorreu conforme estabelecido no acordo de cessar-fogo e começa com sete reféns liberados, segundo o The Times of Israel. Entres libertados nesta primeira fase estão Gali e Ziv Berman, Matan Angrest, Alon Ohel, Omri Miran, Eitan Mor e Guy Gilboa-Dallal. Pela primeira vez em mais de dois anos, os extremista e seus aliados não mantêm nenhum refém vivo no território palestino. Todos os 20 que foram sequestrados e ainda estavam vivos estão agora sob custódia israelense.
O grupo de reféns foi levado pela Cruz Vermelha à base militar de Re’im, no sul de Israel, onde foi realizado um primeiro check-up médico. Em seguida, foram transferidos pelo Exército israelense para hospitais do país. O canal Al-Araby, do Catar, noticia que o braço militar do Hamas está transferindo reféns israelenses para a Cruz Vermelha na Cidade de Gaza.
As liberações ocorrem em três pontos da Faixa de Gaza: além da cidade de Gaza, há operações em Khan Younis e na região central de gaza. Os corpos de 26 pessoas, que foram declarados mortas, continuam na Faixa de Gaza e devem ser libertados em breve. Há ainda outros dois reféns adicionais cujo status é incerto. O governo israelense já havia declarado haver “graves preocupações” sobre os destinos deles.
O governo israelense deve libertar 250 palestinos que cumprem longas penas de prisão. Além disso, 1.718 detidos que estavam presos em Israel sem acusação desde o início da guerra em Gaza também serão libertados. O primeiro ônibus já está na Faixa de Gaza, informou a Sociedade de Prisioneiros Palestinos.
Multidões se reuniram no território palestino para aguardar o retorno, hospitais se preparam para receber os detidos.
Quem são os 20 reféns:
- Bar Abraham Kupershtein
- Evyatar David
- Yosef-Chaim Ohana
- Segev Kalfon
- Avinatan Or
- Elkana Bohbot
- Maxim Herkin
- Nimrod Cohen
- Matan Angrest
- Matan Zangauke
- Eitan Horn
- Eitan Abraham Mor
- Gali Berman
- Ziv Berman
- Omri Miran
- Alon Ohel
- Guy Gilboa-Dalal
- Rom Braslavski
- Ariel Cunio
- David Cunio