A ação desta terça-feira foi motivada por uma decisão judicial e tem como objetivo retirar invasores, restaurar a área verde e minimizar os danos ambientais causados por desmatamento e construções ilegais.
A Polícia realiza nesta terça-feira (14), uma operação de reintegração de posse em uma áerea localizada na Avenida do Turismo , no bairro Tarumã, Zona Oeste da capital – próximo à comunidade Toya.
Segundo informações o terreno foi invadido por indígenas de pelo menos e oito etnias entre elas Kokama, Sateré-Mawé, Tikuna – cerca de 250 famílias, aproximadamente 500 pessoas estão morando na comunidade – estão vivendo um conflito entre os próprios invasores – o que tem gerado conflito.
Segundo testemunhas, a ação ocorreu de forma pacífica, com o uso de retroescavadeiras para demolir estruturas irregulares e remover barrancos formados no terreno. O local está passando por limpeza e desobstrução.
A operação teve início nas primeiras horas da manhã e contou com a presença de viaturas do Comando de Operações Especiais (COE) da PM-AM, que prestaram apoio à medida judicial.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram máquinas demolindo moradias improvisadas e retirando entulhos de uma área verde. Em outro registro, viaturas do COE e do Batalhão de Choque da Polícia Militar fazem patrulhamento na região, enquanto, do outro lado, indígenas retirados da área observam a movimentação.
Área é alvo de invasões recorrentes
De acordo com informações de testemunhas, o terreno já havia sido alvo de outras ocupações irregulares. A ação desta terça-feira foi motivada por uma decisão judicial e tem como objetivo retirar invasores, restaurar a área verde e minimizar os danos ambientais causados por desmatamento e construções ilegais.

Reportagem em andamento