Portal Você Online

Nova estrada em Parintins conecta Amazonas ao Pará

Trecho de 42 km promete integrar Amazonas e Oeste do Pará, fortalecendo economia, turismo e logística.

A pavimentação da estrada que liga Vila Amazônia à comunidade da Serra da Valéria, em Parintins , e segue até a divisa com o Pará, está prestes a ser concluída.

A nova via terrestre promete transformar a conexão entre os dois estados, facilitando o acesso pela rodovia Translago (PA-257) a cidades como Juruti, Itaituba e Santarém, e fortalecendo o desenvolvimento econômico, social e turístico da região amazônica.

O trecho totaliza 42 quilômetros, sendo 17 já pavimentados, e permitirá futuramente a ligação por via terrestre entre Parintins e Santarém, passando por Juruti, município na divisa com a Ilha Tupinambarana. De Vila Amazônia até Juruti, são 82 km em linha reta.

A via já tem 17 km pavimentados e deve reduzir o tempo de viagem de duas horas para menos de 45 minutos, facilitando o transporte da produção agrícola e pecuária — como farinha, açaí e melancia — e fortalecendo o comércio regional.

A pavimentação representa um avanço significativo para o novo modelo de desenvolvimento do interior do Amazonas, baseado na integração entre comunidades e fortalecimento da produção rural. Vila Amazônia, um dos maiores assentamentos do Incra, é um polo de cultivo de mandioca, macaxeira, banana e abacaxi, produtos que abastecem Parintins e movimentam a economia local.

Além de reduzir o tempo e os custos de deslocamento, a nova rodovia vai facilitar o escoamento da produção agrícola e ampliar as oportunidades de negócios entre os estados. O impacto também será sentido no turismo, com maior fluxo de visitantes e integração cultural entre as cidades amazônicas.

Com a conclusão do asfaltamento até a divisa estadual, o próximo passo será a continuidade da pavimentação pelo lado paraense, conectando definitivamente Parintins a Santarém por terra, um marco para a integração e desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *