Só na rede estadual mais de 42 mil alunos deverão fazer o Enem 2025.

O Amazonas registrou 127.125 inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), a estimativa é que mais de 42 mil alunos finalistas do Ensino Médio do Amazonas realizem as provas, nos dias 9 e 16 de novembro.
No Amazonas, 225 escolas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, na capital e no interior, serão cedidas ao MEC para a realização das provas. No total, segundo dados do ministério, 110 mil pessoas, em todo o estado, confirmaram suas inscrições para a realização do exame, número que inclui, além dos finalistas da rede estadual de ensino, candidatos do ensino particular, federal e demais candidatos que já concluíram o Ensino Médio, por exemplo.
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.
Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Locais de prova já podem ser consultados pelos participantes
Os participantes do Enem 2025 já podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento informa número de inscrição, datas, horários e locais de aplicação das provas e, quando aplicável, indica direitos a atendimento especializado ou tratamento pelo nome social.
Para auxiliar na preparação, está disponível o aplicativo MEC Enem – o Simuladão do Enem, que oferece simulados, correção automatizada de redação, vídeos, apostilas e assistente virtual.
O Enem avalia o desempenho escolar ao término da educação básica e é utilizado como principal critério de seleção para ingresso em instituições de ensino superior públicas e privadas, através de programas como Sisu, Prouni e Fies. Os resultados também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas parceiras do Inep, facilitando o acesso de brasileiros à educação superior em Portugal.
Amazonas: último lugar nos índices de melhores notas do Enem
O Amazonas registrou o pior resultado do Brasil na médias das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conforme o Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado neste mês pelo Centro de Liderança Pública (CLP) com base em dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O estado obteve média de 505,3 pontos, ocupando o 27º lugar no país. Em contraste, São Paulo liderou o ranking com média de 565,8 pontos, seguido por Santa Catarina (565,2) e Distrito Federal (565,1).
Entre os vizinhos nortistas – o Amazonas foi superado por Roraima (525,4), Rondônia (523,8), Tocantins (520,8), Acre (516,9), Amapá (514,3) e Pará (511,7).
O relatório mostra que o Amazonas está entre os últimos colocados no pilar Educação, um dos dez temas avaliados pelo CLP. O estado enfrenta baixa taxa de frequência escolar e alta distorção idade-série — quando o estudante está em uma série diferente da esperada para sua idade.


