Brasileiro venceu Fokina no ATP 500 de Basileia, na Suíça, e é campeão

Na manhã deste domingo (26), João Fonseca encantou o Brasil e o mundo e conquistou o título do ATP da Basileia, na Suíça. Contra o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, o brasileiro de apenas 19 anos dominou a final e venceu por dois sets a zero, parciais de 6/3 e 6/4. Vale citar que esse é o primeiro troféu de João em torneios ATP 500, o que o colocou no top 30 do ranking mundial.
A decisão contra Fokina ficou marcada pelo intenso apoio da torcida brasileira. A quadra central teve gritos efusivos para João a todo momento, lembrando muito o clima criado em torno de Gustavo Kuerten, o Guga, nas manhãs de domingo no Brasil. E a atmosfera fez o espanhol sentir o peso do jogo e dos resultados recentes, já que chegou à quarta final em 2025 e ao quarto vice-campeonato.
A decisão pelo título não poderia ter começado melhor. Com grandes saques e muito agressivo, João Fonseca quebrou o serviço de Fokina logo no segundo game e abriu 3-0 no primeiro set. Apesar do início ruim, o espanhol reagiu e devolveu a quebra no quinto game, encostando na parcial. No entanto, o brasileiro não se abalou e quebrou o saque do adversário imediatamente para disparar no placar abrindo 4-2.
Dessa forma, com a ótima vantagem, Fonseca só administrou e fechou o primeiro set em 6/3. Já na segunda parcial, João continuou dominante e quebrou o serviço de Fokina logo no primeiro e no terceiro game para abrir ainda mais rumo ao tão sonhado título. Variando muito, o brasileiro deu show em quadra, fez o rival se irritar e só confirmou os serviços para conquistar o troféu de campeão na Basileia. Vamos!
Apontado como joia do tênis, João teve campanha espetacular na Suíça. Na primeira rodada, o carioca venceu Giovanni Perricard por dois sets a zero. Depois, avançou na segunda partida após o W.O de Jakub Mensik. Já nas quartas, Fonseca buscou a virada e despachou Denis Shapovalov. Para fechar, o brasileiro derrotou Jaume Munar e garantiu vaga na primeira decisão de ATP 500 da carreira para conquistar o título contra Fokina.


