Portal Você Online

Hospital Veterinário do Amazonas fez 23.582 procedimentos; acessar serviços

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências.

Entre os dias 4 de outubro e 4 de novembro de 2025, o Hospital Público Veterinário do Amazonas realizou 23.582 procedimentos voltados ao cuidado e à saúde animal. O levantamento, divulgado pela Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet-AM), inclui consultas, cirurgias, exames laboratoriais, diagnósticos por imagem e atendimentos de enfermagem.

Em relação aos atendidos na unidade, 4.117 animais, entre cães e gatos, foram registrados no sistema desde a inauguração do equipamento. Segundo a secretária da Sepet-AM, Joana Darc, os números demonstram o compromisso do Governo com o fortalecimento da saúde pública e com o cuidado aos animais.

Localizada na avenida Mário Ypiranga, 72, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus, a unidade é administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Sepet-AM, que atua na coordenação e execução das políticas voltadas à saúde, proteção e bem-estar dos animais em todo o estado.

Números de procedimentos

Durante o período, foram contabilizados 2.287 atendimentos clínicos e consultas especializadas, além de 504 cirurgias, 257 procedimentos anestésicos e 829 ultrassonografias. O hospital também registrou 2.501 exames de raio-x e 17.204 procedimentos de enfermagem, que englobam desde exames laboratoriais e aplicações de medicamentos até internações e testes rápidos.

Laercio de Araújo Junior, motorista de aplicativo, procurou a unidade para tratar seu animal, um Rottweiler chamado Ragnar, de 6 anos, que teve paralisia dos movimentos das patas traseiras. Na oportunidade, o tutor fez agradecimentos ao estado e ressaltou a importância do hospital.

Os dados reforçam o papel do hospital como referência em atendimento veterinário público no estado, oferecendo serviços gratuitos e de qualidade à população e garantindo bem-estar e saúde aos animais de companhia do Amazonas.

População beneficiada

Graduanda em medicina veterinária, Carla Sampaio salientou o avanço significativo das políticas públicas voltadas à causa animal no Amazonas, ressaltando que iniciativas como o Hospital Público Veterinário representam um marco na garantia de atendimento digno e acessível para os animais do estado.

O atendimento aos cães e gatos é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, exclusivamente para emergências/urgências.

O acesso é organizado por senhas distribuídas a partir das 7h e os tutores devem apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e, quando necessário, a carteira de vacinação do animal.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *