Portal Você Online

Suframa: Encontro do Ecossistema de Inovação termina com negócios prospectados

O 2º Encontro do Ecossistema de Inovação da Amazônia Ocidental e do Amapá foi encerrado na tarde desta sexta-feira (7), na sede da Suframa, consolidando-se ainda mais como plataforma estratégica para o desenvolvimento regional. Conforme feedback apresentado por expositores e demais participantes na sessão de encerramento, o evento superou expectativas ao gerar dezenas de reuniões de negócios e proporcionar conexões diretas entre empresas, Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e startups, com o objetivo de transformar os investimentos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em soluções práticas para a Amazônia.

Durante dois dias do Encontro, foram promovidos diversos painéis e oficinas com especialistas e expostos os principais produtos e serviços inovadores gerados com recursos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. Além disso, o evento teve também como destaque o espaço de “Matchmaking”. Coordenado pela empresa Hangar, o ambiente foi planejado inicialmente para 30 lugares, mas precisou ser ampliado para mais de 50 lugares devido à alta procura. O espaço contabilizou quase 30 reuniões de negócios agendadas, além de um número não contabilizado de conexões que ocorreram de forma orgânica nos estandes.

Encerramento
A programação de encerramento do 2º Encontro do Ecossistema de Inovação foi focada na apresentação de resultados práticos e na definição dos próximos passos. Inicialmente, os participantes acompanharam a sessão “Casos de Sucesso e Lições Aprendidas”, que contou com depoimentos de empresas sobre os resultados de seus investimentos em PD&I, além de apresentações de ICTs sobre projetos inovadores desenvolvidos em parceria com o setor produtivo.

Logo em seguida, ocorreu o encerramento oficial, com espaço dedicado à discussão dos resultados consolidados do encontro e também um feedback resumido dos participantes.

Em seu discurso, o superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, agradeceu todos os parceiros e participantes, usando a célebre citação “O Homem na Arena”, de Theodore Roosevelt, como uma metáfora para o trabalho do profissional inovador. “Não há palavra mais intrinsecamente ligada à inovação do que ousadia”, declarou Aguiar. Ele definiu os pesquisadores, empresários e investidores presentes não como críticos, mas como aqueles que estão “na arena”, com o “rosto manchado de poeira, de suor e de sangue”, lutando para criar algo novo. “Vocês são os homens e mulheres na arena. São vocês que ousam grandemente”, afirmou.

Aguiar complementou que essa ousadia precisa de um “combustível”: a utopia de uma Amazônia desenvolvida, citando Eduardo Galeano. “A utopia serve para isso: para caminhar”. Como mensagem final, o superintendente-adjunto recorreu ao poeta amazonense Thiago de Mello para definir o caminho a seguir: “Eu não tenho caminho novo. O que eu tenho de novo é o jeito de caminhar.”

O evento foi finalizado com agradecimentos formais aos parceiros institucionais, entre os quais MCTI, CBA, Finep, BNDES, Embrapii, INPI e Inpa, e às empresas e instituições coordenadoras e expositoras, como Samsung, Digiboard, Positivo Tecnologia, Sidia e Fundação Matias Machline, cujo “compromisso e transparência”, segundo Aguiar, foram essenciais para o sucesso do encontro.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *