
O Flamengo não vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. A diretoria decidiu priorizar o uso dos jogadores do elenco sub-20 no início do Campeonato Carioca, o que torna inviável a participação do clube na principal competição de base do país.
Nos últimos anos, o Rubro-Negro vem utilizando equipes alternativas no Estadual e deve repetir a estratégia na próxima temporada. O Carioca está previsto para começar em 14 de janeiro, enquanto a Copinha será disputada entre os dias 2 e 25 do mesmo mês. A diferença em relação a anos anteriores é que o clube extinguiu o time sub-20 B, que era responsável por representar o Flamengo na competição de base.
Embora ainda não tenha se manifestado oficialmente, internamente o clube considera o calendário apertado e avalia que não há condições logísticas e técnicas para montar uma equipe competitiva para a Copinha. A decisão já circulava nos bastidores e foi confirmada por fontes ligadas ao departamento de futebol.
Caso o Flamengo não conquiste a Libertadores, o elenco principal entra de férias a partir de 8 de dezembro, com retorno previsto um mês depois, após o fim do Brasileirão. Se conquistar o título continental, o descanso só terá início depois do Intercontinental, que termina em 17 de dezembro. O clube também estuda realizar a pré-temporada e até mandar um jogo do Carioca nos Estados Unidos. Para ampliar o período de preparação do time principal, uma equipe alternativa voltará a ser utilizada no início de 2026.
Tetracampeão da Copinha (1990, 2011, 2016 e 2018), o Flamengo já havia sentido o impacto do uso dos jovens no Carioca na edição mais recente do torneio, quando foi eliminado pelo Bragantino na segunda fase. No último ano, a base passou por forte reformulação, com cortes de gastos, saídas de profissionais e jogadores e ajuste na estrutura de comando. Hoje, o clube mantém apenas um time sub-20, comandado por Bruno Pivetti.


