
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) confirmou, na noite desta quinta-feira (20), a reabertura da zona azul, que é a área restrita da Conferência do Clima (COP 30). A liberação ocorreu após a conclusão dos protocolos de segurança iniciados após um incêndio que atingiu o local.
“As autoridades brasileiras restauraram todas as condições de trabalho nas instalações da conferência, obtiveram a licença de operação pós-incêndio do Corpo de Bombeiros e formalmente devolveram a área à UNFCCC”, informou o departamento da ONU.
O UNFCCC esclareceu que a zona azul foi restabelecida completamente e reaberta a partir das 20h40 da noite. Todos os participantes credenciados da COP passaram a ser autorizados a acessar novamente o espaço pelas vias habituais.
No comunicado, o departamento informou ainda que a área dos Pavilhões diretamente afetada pelo incêndio permanecerá inacessível durante o restante da conferência.
“Continuamos a monitorar a condição de todos os indivíduos que necessitam de atenção médica e permanecemos em estreita coordenação com os serviços de saúde”, pontuaram em nota.
Atendimentos
Mais cedo, o Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), responsável pelo monitoramento e organização da assistência durante a COP30, informou que 21 pessoas receberam atendimento em razão do incêndio.
Do total de casos, 19 estavam relacionados à inalação de fumaça e dois a crise de ansiedade após o ocorrido. Não houve registro de pessoas feridas pelas chamas com queimaduras.
“Os pacientes foram atendidos prontamente e 12 já foram liberados. Os demais estão recebendo assistência adequada nos serviços de saúde de Belém e em uma unidade de referência para esses casos”, disse o CIOCS em nota.
Entenda
Um incêndio de origem ainda não esclarecida tomou a zona azul, área restrita da ONU na COP 30, no início da tarde desta quinta-feira. A suspeita é que o fogo tenha começado por um curto-circuito durante o uso de um microondas, hipótese ainda não confirmada.
As chamas se espalharam rapidamente pela área onde ficam stands de países membros do evento. Dre acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado em seis minutos. Foram usados 244 extintores e mangueiras com volume de água não informado. No total, 56 bombeiros atuaram na ocorrência.


