Portal Você Online

Cemitérios de Manaus integram plano de arborização para equilíbrio ambiental

O cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste, é o maior campo-santo de Manaus, com mais de 90 quadras em sua área convencional e praticamente nenhuma arborização no setor vertical, onde predominam estruturas de concreto e circulação intensa de pessoas, principalmente em datas especiais.

A medida busca melhorar o microclima, uma vez que a arborização ajuda a reduzir a temperatura, atrai fauna local e favorecer o equilíbrio ambiental, suavizando o impacto visual das estruturas de concreto e o paisagismo, como explica o responsável pela unidade, o gerente Gilmar Farias.

Na primeira quinzena de novembro, cerca de 120 mudas com mais de um metro de altura foram plantadas em diferentes áreas. Na área, já foram plantadas mais de 30 mudas de pau-pretinho e mais de 400 mudas de jasmim-do-caribe.

Todas as mudas são cultivadas no viveiro da Secretaria de Limpeza Urbana de Manaus (Semulsp). No caso do jasmim-do-caribe, mais de 1,5 mil mudas já foram plantadas desde 2021, muitas delas acima de um metro de altura e em plena floração.

De acordo com a Semulsp, o plantio será ampliado ao longo dos próximos meses, com manutenção e monitoramento contínuos para garantir o crescimento saudável das mudas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *