Portal Você Online

Amazonas não avaçança é o 17º em ranking de competitividade; Manaus sobe posições

O Amazonas caiu do 11º lugar em 2024 para o 17º este ano no Ranking de Competitividade dos Estados 2025. A tabela é elaborada pelo CLP (Centro de Liderança Pública) em parceria com a Tendências Consultoria e a Seall.

Entre os municípios do Estado, Manaus é 170º. Em julho deste ano a capital amazonense Manaus ocupava a 191ª posição nacional — subindo 18 posições em relação ao levantamento anterior — com nota geral de 51,15 pontos. Entre as capitais da Região Norte, Manaus aparece em 2º lugar atrás de Palmas (TO).

Os demais que aparecem no ranking são: Parintins, 376º; Manacapuru, 403º; e Itacoatiara na 404ª posição.

O ranking avalia 100 indicadores distribuídos em dez temas considerados fundamentais para a competitividade e a melhoria da gestão pública. Nesta edição, foi incluído o indicador de feminicídio – que mede o total de vítimas por cem mil mulheres.

No desempenho dos itens analisados, o estado piorou em seis e melhorou em quatro. Um deles é a segurança pública em que o estado obteve peso negativo de 2%. O peso máximo positivo é de 12,6%.

Os temas avaliados são: sustentabilidade ambiental, capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, potencial de mercado, solidez fiscal, segurança pública e sustentabilidade social.

Além da segurança pública, o Amazonas piorou também em educação, infraestrutura, inovação, potencial de mercado e solidez fiscal.

O ranking, segundo o CLP, serve para orientar a tomada de decisão para a formulação de políticas públicas e auxiliar no monitoramento da efetividade das atuais políticas. Também possibilita que a população cobre resultados e prioridades de seus governantes.

Na Região Norte, o Pará também caiu, da 21ª para a 25ª posição. O Tocantins recuou da 15ª para a 18ª posição.

Mesmo com destaque em indicadores como potencial de mercado e solidez fiscal — em que Roraima e Tocantins figuram entre os mais bem avaliados —, a desigualdade regional e a dificuldade de avanços estruturais ainda são persistentes no Amazonas.

Confira os dados completos sobre o Amazonas.

Ranling de competitividade dos estados

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *