Portal Você Online

Manaus chegou a reduzir em 20,7% mortes por Aids, mas registra nova alta neste ano

De acordo com os dados do último boletim HIV do Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde de 2013 até 2023, o Amazonas registou uma redução de 20,7% de mortalidade por Aids.

A redução está diretamente ligada aos avanços alcançados na política estadual de controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/Aids, que caminha alinhada à política nacional. Além de aumentar o diagnóstico, o Amazonas ampliou as ações de prevenção e tratamento.

Por outro lado, os números voltaram a crescer em Manaus neste ano para novos casos e mortes. São 1.298 novos casos de HIV em adultos ao longo de 2025, além de 445 novos diagnósticos de Aids e 183 mortes associadas à doença. Com o aumento dos registros, ações de testagem, prevenção e orientação começam a ser realizadas nesta segunda-feira (1º), no Mercado Adolpho Lisboa, dentro da programação do Dezembro Vermelho. As atividades ocorrem das 9h às 15h, com abertura marcada para as 11h.

A descentralização do atendimento também trouxe avanços na prevenção do HIV e outras ISTs, com a expansão da oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Com isso, a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) passou a focar no tratamento das Pessoas Vivendo com HIV e Aids (PVHA).

Para melhorar a qualidade do atendimento, a FMT-HVD teve seu quadro funcional reforçado em 2025, ao receber da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) 76 novos profissionais, dos quais 18 enfermeiros, 37 técnicos de enfermagem, seis fisioterapeutas, dois médicos, cinco auxiliares de enfermagem, quatro técnicos em hemoterapia, três técnicos em patologia, um auxiliar de nutrição, um farmacêutico, um nutricionista e um copeiro.

Ações volantes de prevenção e testagem em ISTs somaram 65 atividades realizadas, resultando em ampla distribuição de insumos e intensificação do diagnóstico precoce em todo o Amazonas. Mais de 305 mil preservativos e 100 mil unidades de gel lubrificante e 2 mil autotestes para HIV já foram distribuídos, além 3.500 testes rápidos realizados em ações itinerantes.

Novos Protocolos e Notas Técnicas

Em 2025, o Programa Estadual de HIV/AIDS Da FVS-RCP avançou na produção de novas orientações técnicas que fortalecem a qualidade do cuidado e geram mais segurança para profissionais e usuários. Entre as principais entregas estão a padronização dos laudos de testes rápidos, garantindo resultados mais claros e confiáveis; a autorização para prescrição da primeira Terapia Antirretroviral (TARV) por enfermeiros, ampliando o acesso e reduzindo em até 50% o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento; orientações para vacinação contra Hepatite A em pessoas vivendo com HIV; recomendações para vacinação contra Mpox em pessoas vivendo com e o reforço na prevenção da transmissão vertical.

A ampliação do acesso ao diagnóstico rápido avançou em 2025, reforçando a descentralização dos serviços laboratoriais no Amazonas. Hoje, já contam com a rede implementada os municípios de Tabatinga, Tefé, Coari, Parintins, Manaus e São Gabriel da Cachoeira. Outros municípios estão na fase final de implantação: Borba, Lábrea, Humaitá, Eirunepé e Manacapuru.

Com essa expansão, o estado passará a ter 12 municípios oferecendo diagnóstico rápido, beneficiando regiões estratégicas e fortalecendo o cuidado também nas localidades vizinhas.

Expansão da PreP e da PEP

A oferta de Profilaxia Pré-Exposição (PreP) foi ampliada e, hoje, está disponível em oito municípios: Manaus, Tabatinga, Tefé, Coari, Humaitá, Lábrea, Parintins e Presidente Figueiredo. E a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) alcança 36 municípios, abrangendo praticamente todas as regiões do Amazonas, como Manaus, Alvarães, Apuí, Barcelos, Itacoatiara, Lábrea, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Tefé, Urucará, entre outros.

Além disso, a capacitação presencial em manejo clínico de HIV/Aids e confecções alcançou Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Tabatinga, Manacapuru e Tefé — fortalecendo o cuidado no território.

O Amazonas avançou significativamente na qualificação da rede de prevenção, diagnóstico e cuidado em ISTs. Ao longo do ano, foram realizados 45 treinamentos para profissionais e equipes de laboratório, abrangendo vários sistemas e Painel de Monitoramento Integrado do Cuidado do HIV e da Aids, além de aprimorar fluxos operacionais.

A formação continuada também foi ampliada com 4 webinars realizados em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), abordando temas como PrEP/PEP. Destaca-se, ainda, a construção dos fluxos assistenciais do projeto “Aids Avança”, iniciativa estratégica do Governo do Amazonas.

A FVS-RCP realizou capacitações e definiu o fluxo de protocolos de prevenção às ISTs para os profissionais do Centro Integrado de Atenção à Criança e ao Adolescente (Ciaca), espaço da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) que concentra serviços voltados ao atendimento de vítimas e testemunhas de violência infanto-juvenil.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *