
O planejamento pedagógico da rede municipal para 2026 foi apresentado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta terça-feira (2), durante a “Jornada Pedagógica 2026”. O encontro reuniu assessores, gerentes e chefes da pasta no auditório da rede municipal de educação, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.
A jornada, que tem como objetivo socializar as orientações pedagógicas e administrativas que nortearão o fazer educacional no ano letivo de 2026, foi marcada por apresentações dinâmicas e interativas, com foco nos desafios, resultados e perspectivas de cada setor do Departamento de Gestão Educacional (Dege).
De acordo com o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, Manaus foi a capital que mais cresceu no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), alcançando o 5º lugar no Ensino Fundamental nos anos finais e o 6º lugar nos anos iniciais. Segundo ele, esse avanço é resultado da dedicação dos profissionais da Semed, que se empenham nas diversas ações conduzidas pela secretaria.
O chefe do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar, explicou que a “Jornada Pedagógica” é um momento em que os assessores pedagógicos, chefes, gerentes e coordenadores se reúnem na Semed, para receber orientações e treinamentos sobre as ações e projetos que vão guiar o trabalho escolar em 2026. A programação inclui atividades lúdicas, vídeos e encenações, que tornam o aprendizado mais dinâmico e interativo.
Para o público-alvo da jornada, como a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2, Tazyane Lima, a importância do evento está justamente na socialização das práticas, que serão posteriormente multiplicadas em todas as escolas da rede municipal.
“Além da informação, tem a dinâmica, tem a ludicidade, tem a interação, tem movimento. A ‘Jornada Pedagógica’ não é algo burocrático, é algo divertido, criativo e imaginativo, é realmente um momento pedagógico, no qual cada setor apresenta seu trabalho de maneira dinâmica, bonita e animada. Vamos levar um trabalho muito legal para as escolas”, finalizou Tazyane.


