Portal Você Online

Rio Negro enche 1,09 metros após período de vazante

O Rio Negro já encheu 1,09 metro desde o encerramento do período de vazante e o início do processo de enchente na capital amazonense. Conforme dados disponibilizados pelo Porto de Manaus, nesta quarta-feira (3), o afluente mede 19,99 metros, após subir dez centímetros comparado ao dia anterior.

O rio voltou a encher após três dias estagnado em 18,90 metros, no início de novembro. O fenômeno já indicava o possível início de um período comum durante a estiagem, conhecido popularmente como “repiquete”, em que o nível do rio oscila – seca, para, sobe e vice-versa – antes do início do processo de enchente ou vazante.

No entanto, até o momento, o Rio Negro não apresentou nenhuma oscilação. Desde que voltou a encher, o afluente não teve qualquer interrupção neste processo que só se intensificou, com média de subida diária de 9 centímetros nos últimos sete dias, de acordo com informações do Painel do Clima do Amazonas.

Atualmente, o status em toda a Calha do Rio Negro, que é composta por cinco municípios – incluindo a capital amazonense – é de normalidade. Em 2025, o rio de águas escuras registrou uma cheia elevada, ultrapassando a cota de inundação e chegando aos 29,05 metros em 5 de julho.

Após permanecer três dias estagnado, o nível começou a baixar em 9 de julho e manteve o processo de vazante até voltar a encher. Neste ano, o Negro só estagnou um mês depois do que no ano anterior, mantendo uma média 6,79 metros acima do registrado anteriormente.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *