
Manaus mantém o estado de atenção nesta quinta-feira (4) devido às chuvas intensas, ventos fortes e raios, segundo a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec). O órgão alerta a população sobre os riscos e informa como solicitar ajuda imediata em caso de emergência.
A Defesa Civil Municipal contabilizou na terça-feira (3), 12 ocorrências em diferentes zonas da capital, incluindo alagamentos, deslizamentos de barranco e imóveis em risco. A Zona Centro-Oeste foi a mais afetada, e alertas preventivos foram emitidos para áreas com maior risco durante o temporal.
Com ação imediata das autoridades, as ocorrências registradas envolvem um desabamento de casa na zona Leste; dois alagamentos, sendo um na zona Leste e um na zona Centro-Sul; um deslizamento na zona Leste; um bueiro aberto na zona Sul; cinco riscos de desabamento de casa na zona Leste; um risco de deslizamento de barranco na zona Centro-Sul e uma solicitação de vistoria na zona Sul.
Meteorologistas indicam que as pancadas fortes podem continuar hoje, principalmente à noite, com possibilidade de raios e rajadas de vento em várias regiões da capital.
Como pedir ajuda
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil:
- Ligações gratuitas: 199
- WhatsApp: (92) 98802-3547
Além disso, os moradores podem receber alertas oficiais por SMS enviando o CEP da residência para o número 40199, serviço oferecido pela Defesa Civil Nacional que envia informações em tempo real sobre riscos e orientações preventivas.
Orientações de segurança
- Evite se abrigar sob árvores durante descargas elétricas;
- Mantenha distância de postes e fiações;
- Redobre atenção ao trafegar em áreas com histórico de alagamento.
As equipes da Defesa Civil permanecem em alerta máximo, acompanhando as condições do tempo e prontas para atuar imediatamente em qualquer ocorrência.


