Prefeito assina ordem de serviço para a construção da primeira Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista do Brasil.

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, assinaram nesta quinta-feira (4), a ordem de serviço para a construção da Fundação Municipal Transtorno do Espectro Autista (FMTEA), na alameda Desembargador João Machado com rua dos Milagres, no bairro Lírio do Vale, zona Oeste.
O ato marca um novo capítulo na política pública de inclusão e cuidado na capital amazonense, visto que a FMTEA será a primeira do Brasil.
O projeto nasce com a missão de acolher, estimular e desenvolver crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), oferecendo um espaço pensado para atender suas necessidades de forma integral.
O complexo foi concebido com base em três pilares essenciais: conexão com a natureza, sustentabilidade e ambientes terapêuticos lúdicos, aplicando conceitos de neuroarquitetura para promover bem-estar, conforto sensorial e autonomia. Com 4.002,94 m² de área total, a estrutura reunirá serviços integrados de saúde, educação, assistência social e esporte, consolidando-se como um centro de referência municipal.
O prédio principal, com 2.622,38 m², contará com salas de atendimento especializado, terapias multidisciplinares, fisioterapia, odontologia e espaços de estímulos como robótica e arte. O complexo terá ainda quadra poliesportiva, piscina terapêutica, parque sensorial e a Vila do Autista, com playground e áreas de convivência.
Atualmente, o Eamaar, no bairro Alvorada, realiza cerca de 3.329 atendimentos mensais. Com a implantação da FMTEA, essa capacidade será ampliada para 10 mil atendimentos mensais, triplicando a oferta de serviços especializados.
Serão R$ 17 milhões investidos para transformar sofrimento em alegria e ampliar oportunidades. A fundação será inaugurada no ano que vem, e vai mudar a vida de milhares de famílias para sempre”, concluiu David Almeida.
A FMTEA representa um avanço histórico e permanente para Manaus, consolidando uma política pública que coloca as famílias e o desenvolvimento humano no centro das prioridades da cidade.


