
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) aplicou neste domingo (07), a prova discursiva do exame que oferece 3.652 vagas para 32 órgãos públicos. O concurso foi realizado em 228 municípios para 42 mil candidatos.
As maiores abstenções foram registradas no Acre (27%), Amazonas (26%), Espírito Santo (26%), em Rondônia (26%) e Santa Catarina (26%). Os estados com o menor nível de abstenção foram o Distrito Federal (15%), Piauí (17%) e Rio Grande do Sul (17%).
A lista dos aprovados está prevista para ser publicada no dia 20 de fevereiro. Ao todo, entre 2023 e 2026, o governo federal terá convocado 22 mil pessoas para a administração pública, excluindo as universidades e os institutos federais, que têm a renovação das vagas feita pelo Ministério da Educação (MEC).
Próximos prazos do CNPU 2
De 8 a 17 de dezembro – período para caracterização de deficiência e confirmação e verificação das vagas de pessoas negras, indígenas e quilombolas.
8 de janeiro – resultado preliminar de avaliação de títulos.
9 a 12 de janeiro – Prazo de recurso para avaliação de títulos
15 de janeiro – resultado preliminar das bancas de avaliação de autodeclaração para pessoas negras, indígenas e quilombolas.
16 a 19 de janeiro – Prazo de recurso da avaliação de pessoas negras, indígenas e quilombolas e de caracterização de pessoa com deficiência.
23 de janeiro – nota preliminar da prova discursiva e divulgação do espelho de correção.
26 e 27 de janeiro – Prazo para recursos da prova discursiva.
20 de fevereiro – publicação da lista dos aprovados de vagas imediatas e lista de espera. Início do processo de três chamadas.
16 de março – data final após as três chamadas e início das convocações para os cursos de formação ou para posse.


