Portal Você Online

Ufam: primeira banca de doutorado composta só por pesquisadores indígenas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vive nesta quarta-feira (10) um marco inédito no país: pela primeira vez, uma defesa de doutorado será examinada exclusivamente por pesquisadores indígenas.

A tese a ser avaliada será apresentada pelo pesquisador Jaime Mora Fernandes Diakara, antropólogo e integrante do povo Dessana, que investigou a cosmologia de sua origem e os saberes envolvidos na produção do caxiri — bebida fermentada a partir da mandioca ou do milho e presente em rituais e celebrações no Rio Negro.

Resgate cultural e protagonismo

A banca será formada por representantes de cinco povos diferentes: João Paulo Barreto e João Rivelino Barreto, do povo Tukano; Sílvio Barreto, do povo Baré; Justino Rezende, do povo Tuyuka; e Rosilene Fonseca, do povo Pirataouya.

A composição rompe um padrão histórico em que esses pesquisadores eram convidados apenas como objeto de pesquisa, e não como produtores de conhecimento.

Ao valorizar saberes milenares, a universidade reconhece que pensamentos indígenas também produzem ciência e tecnologia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *