Portal Você Online

ABMCJ-AM elege nova diretoria para o triênio 2026–2029

A Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Seccional Amazonas (ABMCJ/AM) elegeu sua nova diretoria para o triênio 2026–2029, em um processo marcado por ampla participação das associadas e votação expressiva, que alcançou 96,7% de aprovação. A eleição consolida um novo ciclo de fortalecimento institucional e de protagonismo feminino nas carreiras jurídicas do Estado.

A nova composição será presidida pela juíza eleitoral Lídia de Abreu Carvalho Frota, tendo como vice-presidente a desembargadora Mirza Telma de Oliveira Cunha e como secretária-geral a advogada Laura Maria Santiago Lucas, além de outras integrantes que passam a conduzir os trabalhos da associação no Amazonas a partir do próximo triênio.

Fundada nacionalmente em 1985 e, no Amazonas, no ano de 1988, a ABMCJ é uma organização sem fins lucrativos que atua na promoção dos direitos das mulheres, no fortalecimento da igualdade de gênero e no incentivo à participação feminina em espaços de decisão no sistema de Justiça por todo o país. A entidade integra redes internacionais e mantém interlocução com organismos ligados à defesa dos direitos humanos e das garantias fundamentais.

A eleição reforça o papel estratégico da ABMCJ/AM como um dos principais espaços de articulação institucional das mulheres juristas na região Norte, com expectativa de ampliação de projetos voltados à formação técnica, liderança feminina, cidadania e acesso à justiça ao longo dos próximos anos.

Atual secretária-geral reeleita para o terceiro mandato consecutivo, Laura Lucas também figura entre os nomes que integram a disputa por uma vaga ao Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Amazonas, ampliando a visibilidade da advocacia feminina em processos decisórios de impacto institucional.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *