
O rebaixamento do FC Haka Valkeakoski, da Finlândia, no último domingo (7), terminou em cenas de violência e destruição. A Factory Field, estádio do clube, foi parcialmente incendiada por um adolescente que confessou o crime às autoridades. O fogo atingiu a arquibancada e parte do gramado. Segundo a polícia, o ato teria sido motivado pela queda da equipe para a segunda divisão do futebol finlandês.
De acordo com a imprensa local, três adolescentes estavam no local no momento do incêndio, que está sendo investigado como vandalismo. Não houve feridos. Os jovens, todos de 15 anos, foram interrogados, e um deles admitiu ter arremessado um objeto em chamas em direção às arquibancadas.
A polícia informou que os danos materiais foram “consideráveis” e pediu que as discussões sobre o episódio, que se intensificaram nas redes sociais, não extrapolem os limites legais. “Lembramos que comunicações inadequadas e direcionadas a pessoas podem resultar em investigação criminal”, alertou a corporação.
Em nota, o presidente do Conselho de Administração do FC Haka, Marko Laaksonen, lamentou o ocorrido e destacou o impacto emocional e estrutural do incêndio. “O incidente é verdadeiramente trágico. Jogadores, torcedores e todos os envolvidos estão profundamente chocados. O acontecimento repentino abalou o sentimento de segurança”, afirmou.
Laaksonen acrescentou que os prejuízos financeiros ainda não foram calculados. “É evidente que os efeitos são significativos e que, pelo menos por algum tempo, as operações do clube serão prejudicadas de diversas maneiras”, concluiu.
Desempenho no Campeonato Finlandês
O Haka terminou o Campeonato Finlandês na 6ª colocação, com 17 pontos em 27 partidas. A campanha incluiu quatro vitórias, cinco empates e 18 derrotas.


