Portal Você Online

Câmeras filmam terremoto em Minas Gerais; assista o vídeo

Um terremoto de magnitude 4.4 foi registrado, na noite dessa sexta-feira (12), na região do município de Araxá, no Triângulo Mineiro. Pelas redes sociais, moradores compartilharam vídeos de câmeras de segurança que captaram os tremores.

As imagens, gravadas por volta das 22h11, mostram o tremor que atingiu a região. Um dos vídeos mostra uma moradora correndo para casa durante o terremoto. Em outro registro é possível ouvir o som de cachorros choramingando após o tremor.

Prefeitura de Araxá e a Defesa Civil confirmaram o fenômeno. Até o momento, não há registro de feridos nem de danos materiais.

Equipes da Defesa Civil seguem em monitoramento e levantam informações para garantir a segurança da população. O órgão alerta que, nas próximas seis horas, novos tremores podem ser registrados no município de Minas Gerais.

As mineradoras instaladas no município foram acionadas de forma preventiva. De acordo com a Defesa Civil, as barragens permanecem estáveis e estão sendo acompanhadas para verificar se houve qualquer alteração estrutural após o abalo.

Em nota, a Defesa Civil orientou que a população mantenha a calma, procure locais seguros e siga apenas informações divulgadas por canais oficiais.

O Brazil Earthquakes informou que um sismo de magnitude preliminar 3.9 foi registrado às 22h10min44s (horário de Brasília), com epicentro nas proximidades de Araxá.

Segundo a equipe, os dados ainda estão em refinamento e um monitoramento especial e podem ser ajustados após análises mais detalhadas.

Orientações à população

Durante tremores, a Defesa Civil recomenda que:

  • pessoas em ambientes fechados permaneçam no local, afastadas de janelas, vidros e objetos que possam cair, protegendo a cabeça e o pescoço e evitando o uso de elevadores.
  • quem estiver na rua deve buscar áreas abertas, longe de fachadas, postes e fiações.
  • Motoristas devem reduzir a velocidade e parar em local seguro, distante de pontes e viadutos.
  • Após o tremor, é importante observar sinais de risco estrutural, como rachaduras, estalos ou cheiro de gás. Em caso de perigo, a orientação é não permanecer no imóvel e acionar a Defesa Civil.

O atendimento da Defesa Civil de Araxá funciona 24 horas pelo telefone 199.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *