Portal Você Online

Oscar decide encerrar carreira e vai rescindir com São Paulo

Oscar decidiu que não voltará a jogar futebol profissional. A informação, discutida com pessoas do seu entorno, já chegou ao São Paulo, que não conta com ele para o planejamento de 2026. Aos 34 anos, o jogador ainda discutirá a rescisão amigável com o clube, com quem tem vínculo por mais dois anos. A tendência é de que ele faça um anúncio da aposentadoria em suas redes sociais nos próximos dias.

No mês passado, o meio-campista sofreu um mal súbito durante exames visando a pré-temporada no CT da Barra Funda, foi encaminhado de ambulância para o Einstein Hospital Israelita, onde ficou na UTI. Por lá, teve diagnosticado com uma síncope vasovagal. Trata-se de uma perda transitória de consciência causada por uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos. Ou seja, um desmaio. Segundo especialistas, o problema não tem risco de morte, mas exige acompanhamento contínuo.

A decisão de aposentadoria, que até então era vista pelo clube com chance de 99% de acontecer, foi confirmada nos últimos dias. A temporada de 2025 ficou marcada para Oscar por suas lesões, a principal delas uma fratura em três vértebras que o deixou afastado por três meses. Em seu retorno ao clube, fez dois gols em 21 jogos.

A carreira

Oscar dos Santos Emboaba Júnior nasceu em Americana, no interior de São Paulo, e iniciou a sua trajetória nas categorias de base do Tricolor. Pelo time principal, disputou 14 partidas e integrou o elenco que conquistou o Campeonato Brasileiro de 2008 antes de seguir para o Internacional, onde foi campeão da Recopa Sul-Americana (2011) e do Campeonato Gaúcho (2011 e 2012).

Em 2012, Oscar chegou ao Chelsea e fez parte de uma geração vitoriosa do clube inglês, resultando nas conquistas da Liga Europa da UEFA (2012/13), da Premier League (2014/15 e 2016/17) e Copa da Liga Inglesa (2014/15).

Durante o período na Europa, o meia acumulou diversas convocações para defender a Seleção Brasileira, sendo campeão da Copa das Confederações FIFA (2013) e jogando a Copa do Mundo de 2014.

Então, em 2017, o atleta foi negociado com o Shanghai, da China, clube que defendeu até o retorno ao Tricolor. A passagem pelo futebol chinês foi marcada por atuações decisivas, títulos, gols e assistências: ao todo, balançou as redes 76 vezes e deu 110 passes certeiros para gols. Pelo Shanghai, Oscar ergueu os troféus da Superliga Chinesa 2018, 2023 e 2024 e da Supercopa da China (2019).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *