
O Setor de Serviços do Amazonas vive um momento desafiador, com estagnação ao longo dos meses de 2025. As atividades do Setor, no Estado, cresceram menos de 1% em outubro deste ano, resultado semelhante ao registrado no mês de setembro.
Em outubro deste ano, o Setor de Serviços do Amazonas cresceu apenas 0,5%; em setembro, a variação foi de 0,4%. Já o índice interanual, sofreu recuo de 5,2%. No acumulado do ano não houve variação; e no acumulado em 12 meses, o crescimento foi de 2,4%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços – PMS, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
O Setor de Serviços do Amazonas passa por um período de estagnação, com pequenos avanços e com dados preocupantes, quando comparados os índices de 2024 e 2025, explica o coordenador de Divulgação do IBGE Amazonas, Adjalma Nogueira.
Em paralelo, as atividades turísticas, no Amazonas registraram queda de 0,7% em relação a setembro, mantendo crescimento de 12,9% em relação a outubro do ano passado e de 12,7% ao longo de 2025.
Entre as 17 Unidades da Federação pesquisadas, o Amazonas ficou na última posição do ranking, mas na avaliação do IBGE, a longo prazo, o setor obteve bons resultados.
Ainda no mês de outubro, no país, os serviços de transporte aéreo, rodoviário, de cargas e Tecnologia da Informação foram as que registraram os melhores resultados.


