O levantamento da Genial/Quaest também questionou aos entrevistados se o presidente deveria ter o poder de indicar quem ele quiser para o STF; 54% responderam que não

Pesquisa da Genial/Quaest divulgada na quinta-feira (18) aponta que a maioria dos entrevistados desaprova a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF). No total, 45% dos participantes desaprovam a escolha, contra 30% que aprovam e outros 25% que não souberam responder.
O índice de desaprovação de Messias é menor do que o do ministro Cristiano Zanin, indicado pelo presidente em abril de 2023. À época, 60% desaprovavam a escolha do chefe do Executivo do país. Conforme os dados, a aprovação era de 23%, e 17% dos consultados não sabiam ou não responderam.
A pesquisa, realizada de 11 a 14 de dezembro, entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento da Genial/Quaest também questionou aos entrevistados se presidente deveria ter o poder de indicar quem ele quiser para o STF. Em junho de 2023, 59% diziam que não, contra 34% que responderam que sim. Já na última pesquisa, neste mês de dezembro, o índice caiu para 54%, e 41% afirmaram que sim.
A pesquisa mostra ainda que 65% disseram não saber que Lula havia indicado Messias para uma vaga no STF, enquanto 35% responderam que sabiam.


