Portal Você Online

Guarda Costeira dos EUA intercepta petroleiro perto da Venezuela

Pela segunda vez em menos de duas semanas, os Estados Unidos interceptaram mais um petroleiro nas costas da Venezuela. As primeiras informações eram de que a embarcação, de bandeira do Panamá, transportava petróleo cru para a Ásia. A intercepção ocorreu quatro dias depois de o presidente Donald Trump anunciar um “bloqueio total e completo a todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela”.

    De acordo com o jornal The New York Times, o petroleiro abordado por homens da Guarda Costeira, neste sábado (20), não estaria na lista de navios sancionados pelo Departamento do Tesouro. Fontes da indústria petrolífera venezuelana sustentam que o petroleiro pertenceria a uma empresa chinesa que comercializa petróleo, a qual teria uma longa história de transportar petróleo venezuelano para a China.Play Video

    O incidente, somado a declarações da véspera do secretário de Estado americano, eleva a tensão no Mar do Sul do Caribe e na América Latina. Na sexta-feira (19/12), Marco Rubio disse que o status quo atual com o regime venezuelano é “intolerável” para os Estados Unidos. Neste sábado (20), a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, confirmou a nova interceptação. “Os EUA continuarão a perseguir o movimento ilícito de petróleo sancionado usado para financiar o narcoterrorismo na região. Nós acharemos vocês, e nós os deteremos”, avisou.

    Notícias Relacionadas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *