Portal Você Online

Uso de fogos de artifício exige atenção redobrada durante as festas de fim de ano

Explosões espetaculares podem levar a queimaduras, amputações e distúrbios na audição. Veja como viver a festa sem sofrer contratempos.

As festas de fim de ano são tradicionalmente marcadas por celebrações e momentos de confraternização, mas o uso inadequado de fogos de artifício pode resultar em acidentes graves.

Das queimaduras aos perigos para a audição, eles podem representar diversos perigos à saúde (imediata e de longo prazo) se não forem manejados com cuidado.

Por isso, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) reforça orientações importantes para garantir a segurança da população durante esse período. De acordo com o coronel Helliton Silva, do CBMAM, os cuidados começam ainda no momento da compra.

No manuseio, a atenção deve ser redobrada. Segundo o coronel, é indispensável ler atentamente e seguir rigorosamente as orientações do fabricante. Os fogos devem ser utilizados apenas em locais abertos, afastados de residências, veículos, redes elétricas e áreas com vegetação.

Além dos acidentes causados pelo fogo, a própria explosão representa outro risco à saúde. O manuseio errado pode levar a amputações ou até à morte, caso o estouro ocorra antes do esperado ou o dispositivo seja direcionado para alguma parte vital, como o abdômen ou a cabeça.

Outro perigo relacionado à explosão afeta inclusive quem não está tão perto do local de ignição: o barulho. Fogos de artifício produzem ruídos que superam facilmente os 120 decibéis (dB), quando o recomendado para exposições prolongadas é jamais superar os 85.

Como prevenir os perigos dos fogos de artifício

  • Conservar e manusear os fogos de acordo com as indicações encontradas na embalagem de cada produto;
  • Jamais utilizar um foguete de fabricação caseira, sem os devidos cuidados quanto à quantidade de material explosivo e os procedimentos de ignição;
  • Somente adultos devem manusear os fogos;
  • Garantir que a ignição seja feita de um suporte, e não a partir da mão de uma pessoa;
  • Soltar os fogos em ambientes abertos e voltados para o céu, reduzindo a chance de que estourem em locais com outras pessoas;
  • Ter por perto um extintor de incêndio ou fonte de água para apagar qualquer resquício dos fogos, mesmo quando não houve acidentes na hora de estourá-los.

A adoção dessas medidas simples pode evitar acidentes e garantir que as comemorações de fim de ano ocorram de forma segura para todos. Em caso de ocorrências como queimaduras, princípio de incêndio ou outras situações de risco, a recomendação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *